A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis

Autores

  • Sônia Regina Mendes dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.78

Palavras-chave:

Professor pesquisador, ensino reflexivo, práxis.

Resumo

O artigo relaciona conceitos fundamentais para a profissionalização docente como o reconhecimento dos saberes advindos da prática, a concepção de trabalho docente ancorado em processos investigativos e a questão da práxis pedagógica. Analisa a perspectiva da formação dos professores como profissionais reflexivos e investigadores, suas distorções e críticas. Questiona se é possível que a prática reflexiva e a pesquisa componham o trabalho docente e com qual propósito isso pode e deve ser realizado. Diante da possível subordinação da teoria e da reflexão da prática, discute alguns princípios ou argumentos que podem ser reunidos em prol de uma transformação efetiva dos sentidos que se possa dar à prática reflexiva em favor da possibilidade desta converter-se em práxis em prol de uma formação docente para a autonomia.

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Biografia do Autor

Sônia Regina Mendes dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ) – Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas

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Publicado

01/08/2009

Como Citar

dos Santos, S. R. M. (2009). A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis. Educação Em Foco, 12(13), 119–138. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.78