Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes

Autores

  • Frederico Antônio de Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Maria de Freitas Chagas Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Maria Inês de Matos Coelho Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Vanda Terezinha Medeiros de Barros Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.81

Palavras-chave:

Processos formativos, formação humana, políticas de formação profissional, currículo, pedagogia.

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa que busca compreender os processos formativos que se desenvolvem no âmbito do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e que se articulam à (re)construção dos mesmos. Os processos formativos são estudados nas relações com trajetórias de vida e com a autoria dos sujeitos em formação, envolvendo, portanto, expectativas, percepções, experiências e representações de estudantes. Ao investigar “como os sujeitos alunos envolvidos no processo do curso percebem/representam suas experiências de formação”, interessa-nos inicialmente situar as disputas, as polêmicas, as contradições e as regulações que têm marcado a pedagogia como campo de formação profissional no Brasil. Para situá-las, estruturamos este artigo em três seções. Na primeira, discutimos os marcos de disputas na construção histórica de uma identidade da pedagogia como um campo de formação profissional no Brasil, procurando evidenciar os conflitos e tensões que vêm marcando sua trajetória, com ênfase no período a partir de 1980. Na segunda seção, procuramos sintetizar as polêmicas quanto às concepções e às funções dos profissionais da educação no cerne das quais a docência é considerada como eixo de formação. Na terceira seção, reconstruimos as bases dos principais conceitos que articulam a formação do pedagogo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2006 e que são os referenciais da reformulação curricular e das orientações para o curso de pedagogia da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) a partir de 2008. Concluímos que esses são os elementos para se definir as categorias e instrumentos de pesquisa em dois momentos com a coorte de estudantes: como ingressantes e como concluintes do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Antônio de Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Docente em dedicação exclusiva da Faculdade de Educação do Campus de Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG).

Maria de Freitas Chagas, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Docente em dedicação exclusiva da Faculdade de Educação do Campus de Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG).

Maria Inês de Matos Coelho, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora Emérita da Faculdade de Educação do Campus de Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG)

Vanda Terezinha Medeiros de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Docente em dedicação exclusiva da Faculdade de Educação do Campus de Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG).

Downloads

Publicado

01/08/2009

Como Citar

de Araújo, F. A., Chagas, M. de F., Coelho, M. I. de M., & de Barros, V. T. M. (2009). Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes. Educação Em Foco, 12(13), 191–224. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.81