Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade

Autores

  • Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Patricia Manescky D. Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Instituto Superior de Educação /ISE Faculdades Gama e Souza Centro Universitário da Cidade (Univercidade) Faculdades Dom Bosco (AEDB) Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.82

Palavras-chave:

Jovens, valores, subjetividade, identidade, cibercultura.

Resumo

A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora doutora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando em pesquisas e orientações de mestres e doutores no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da UERJ. Coordena o Grupo de Pesquisa Jovens, Valores e Subjetividades (Nupejovem). Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho, mestre em Estudos Avançados em Educação pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar pela UERJ.

Patricia Manescky D. Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Instituto Superior de Educação /ISE Faculdades Gama e Souza Centro Universitário da Cidade (Univercidade) Faculdades Dom Bosco (AEDB) Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Professora doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Pesquisadora do Grupo Pesquisa Extensão Universitária: políticas e práticas (FEBF/UERJ). Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ. Especialista em Administração, Orientação Educacional e Docência do Ensino Superior. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Instituto Superior de Educação /ISE e Coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades Gama e Souza. Professora do Centro Universitário da Cidade (Univercidade), Faculdades Dom Bosco (AEDB) e Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

Downloads

Publicado

04/02/2010

Como Citar

Grinspun, M. P. S. Z., & Costa, P. M. D. (2010). Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade. Educação Em Foco, 12(14), 13–39. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.82