O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso

Autores

  • Bernadete Neves Mesquita Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet/MG
  • Jersone Tasso Moreira Silva Universidade Fumec
  • Andréa Lourdes Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.83

Palavras-chave:

Turismo, docentes, discentes, projeto pedagógico.

Resumo

Analisa-se, no presente estudo, a importância do papel do professor para o curso de Turismo, sua interferência, contribuição e participação na formação do bacharel, além da percepção do aluno com relação a esse profissional. Por isso, o objetivo foi investigar a interferência desse professor no processo de formação profissional, além de avaliar a percepção do docente em relação ao discente. Para tanto, procedeu-se à análise dos dados levantados a partir da aplicação de 42 questionários válidos, contendo 29 perguntas, aplicados aos alunos. Esse percentual de amostra permite tecer considerações que sinalizam um perfil claro e objetivo do corpo docente do curso em estudo. Para os professores, foram aplicados 12 questionários em um universo de 13, contendo 52 questões. Os questionários forneceram informações sobre os aspectos referentes à contribuição desse professor para o curso; à infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES); ao projeto pedagógico, além da avaliação dos processos de avaliação durante a formação desse aluno. Os resultados da pesquisa confrontados com o referencial bibliográfico utilizado revelaram alguns dados que podem ser destacados, tais como: os professores do referido curso foram muito bem avaliados com relação ao preparo antecipado das aulas, obtendo quase que unanimidade, eles expõem com clareza os conteúdos e oferecem informações adequadas. Outro ponto observado está na questão do aproveitamento dos professores que atuam como coordenadores de outros cursos para ministrarem aulas no curso de Turismo, estratégia que vem sendo positiva até agora, pois percebeu-se que esse profissional está atento ao processo de formação do aluno como um todo. Tais profissionais, além de terem participado ativamente da confecção do projeto pedagógico, conhecem amplamente a IES, o que contribui ainda mais para uma visão sistêmica do curso. É importante destacar que a infraestrutura disponibilizada pela instituição estudada contribuiu positivamente para a satisfação dos alunos com relação ao curso e às atividades práticas propostas tanto em laboratórios como também a execução de inventários e eventos idealizados pelos próprios alunos. Por fim, é importante enfatizar que o caráter exploratório desse estudo abre a possibilidade para a realização de uma série de novas pesquisas sobre o papel do professor para o curso de turismo. Concluiu-se, então, que há necessidade de informar ao professor que ministra aulas no curso sobre: a profissão e a área de atuação do profissional em formação que poderá ocorrer a partir de cursos, participações em congressos e feiras, além da participação efetiva em atividades promovidas pelo curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Neves Mesquita, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet/MG

Mestre em Turismo e Meio Ambiente do UNA, pós-graduada em Gestão Hoteleira pelo Centro Universitário Newton Paiva Ferreira e professora substituta do Cefet/MG.

Jersone Tasso Moreira Silva, Universidade Fumec

Doutor pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor adjunto IV do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Fumec.

Andréa Lourdes Ribeiro

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, atualmente desenvolve pesquisa com foco na formação de professores para o ensino superior.

Downloads

Publicado

04/02/2010

Como Citar

Mesquita, B. N., Silva, J. T. M., & Ribeiro, A. L. (2010). O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso. Educação Em Foco, 12(14), 41–65. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.83