O aprender como fator de mudança nas organizações

Autores

  • Alex Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.85

Palavras-chave:

Aprendizagem, qualificação, habitus, reflexibilidade.

Resumo

O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro; especialista em Educação pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais da Universidade do Estado de Minas Gerais (CEPEMG/UEMG) e licenciado em Geografia pela PUC de Minas Gerais. Atualmente atua como Árbitro da Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem (Caminas) e como coordenador da Câmara Setorial de Relações de Ensino. É professor do Programa de Mestrado da FEAD, professor adjunto da PUC/MG e UEMG. Atua com ênfase em aprendizagem escola/organizações, gestão de pessoas, trabalho e negociação.

Downloads

Publicado

04/02/2010

Como Citar

Moreira, A. (2010). O aprender como fator de mudança nas organizações. Educação Em Foco, 12(14), 83–104. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.85