Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores

Mônica Giacomassi de Menezes de Magalhães, Magda Adelaide Lombardo

Resumo


O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da formação continuada de professores de do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) na aplicação de material didático como parte da implantação da Agenda Verde Escolar. O TelEduc foi utilizado como tecnologia para auxiliar a integração de professores em um ambiente virtual. Professores de duas escolas municipais localizadas em um bairro de baixa renda da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, participaram do curso e adquiriram experiência no uso do ambiente virtual TelEduc, utilizando a internet como tecnologia de comunicação e informação. Após o curso, houve o acompanhamento dos professores nas escolas; a orientação de elaboração de projeto inserido no contexto da Agenda 21 Escolar e o acompanhamento na execução do mesmo. Além disso, houve a realização de evento envolvendo as escolas, prefeitura, universidade e comunidade local para apresentação dos resultados do projeto, os quais demonstraram a integração da comunidade local com a escola. A universidade participou ativamente no desenvolvimento do projeto e intensificou os laços do aluno com a escola e a comunidade no trato dos aspectos ambientais.

Palavras-chave


Agenda 21; educação continuada; tecnologia de comunicação e de informação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v12i14.88

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