Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão

Autores

  • André Marcio Picanço Favacho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.90

Palavras-chave:

Experiência de si, experiência docente, desilusão social, Walter Benjamin, Michel Foucault.

Resumo

A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Marcio Picanço Favacho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Culturas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente, Formação de Professores e Discurso Pedagógico, ambos da FAE/UEMG.

Downloads

Publicado

10/08/2010

Como Citar

Favacho, A. M. P. (2010). Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão. Educação Em Foco, 13(15), 37–60. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.90