Pacto Federativo e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação: o caso do estado do Pará

Autores

  • Rosana Maria Oliveira Gemaque Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Bruno Cordovil Picanço Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Danielle Cristina de Brito Mendes Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.93

Palavras-chave:

Pacto federativo, educação básica, plano de cargos, carreira e remuneração.

Resumo

Atualmente há um retorno aos debates sobre o modelo federativo e as possibilidades e configurações de pacto entre os entes federados no que concerne ao provimento da educação pública. Nesse sentido, o texto objetiva analisar as possibilidades de pacto entre os entes federados em educação, a partir da análise do processo de elaboração e de negociações sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério no Estado do Pará. A análise processa-se no cotejamento entre as Diretrizes Nacionais para os PCCRs fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e a proposta de plano do Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) do Executivo e o produto final dessas, a lei n. 7.447/10. Concluímos que a definição de diretrizes para elaboração dos PCCRs se configura em medida incipiente para a efetivação do pacto federativo, e que a organização dos professores por meio do sindicato no processo de elaboração do PCCR do Estado do Pará foi fundamental para assegurar alguns avanços na direção da valorização do magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Maria Oliveira Gemaque, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004); professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA); orientadora de mestrado e doutorado.

Bruno Cordovil Picanço, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pedagogo; aluno do Mestrado Acadêmico em Educação (UFPA); Bolsista INEP/CAPES.

Danielle Cristina de Brito Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pedagoga; especialista em Educação Classe I da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará; aluna do Mestrado Acadêmico em Educação (UFPA).

Downloads

Publicado

10/08/2010

Como Citar

Gemaque, R. M. O., Picanço, B. C., & Mendes, D. C. de B. (2010). Pacto Federativo e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação: o caso do estado do Pará. Educação Em Foco, 13(15), 113–134. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.93