Violência na infância: caminhos trilhados em discursos de “grito mudo”

Autores

  • Lucileide Malaguth Colares Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Daniela Aparecida Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Isabela Parada Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.94

Palavras-chave:

Violência, infância, discurso, grito mudo.

Resumo

Este artigo traz resultados da pesquisa “Análise do discurso da infância vitimizada pela violência e a interface com o seu entorno” do grupo Conhecimento, Trabalho e Violência na Infância (CONTRA - Violência na Infância) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo lócus foi o município de Sabará. Na pesquisa-ação para esta investigação etnográfica, montou-se um laboratório da infância em uma organização não-governamental (ONG) para intervenções e escutas. Os estudos de Arendt, Bauman, Foucault e Souza Santos levaram à estratégia metodológica do que se denominou: “grito mudo”, eixo norteador de abordagem da violência. Após ações em campo, percebeu-se alteração dos discursos. Propõe-se a continuidade da investigação da prática discursiva e sua manteneção no contexto em que se insere o sujeito pesquisado e a análise mais aprofundada sobre a dicotomia entre autonomia e emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucileide Malaguth Colares, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora do grupo de pesquisa Conhecimento, Trabalho e Violência na Infância (CONTRA - Violência na Infância), professora de sociologia no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG).

Daniela Aparecida Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduanda de Pedagogia FaE/UEMG, bolsista em iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Isabela Parada, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduanda de Pedagogia FaE/UEMG, bolsista em iniciação científica pela Fapemig.

Downloads

Publicado

10/08/2010

Como Citar

Colares, L. M., Oliveira, D. A., & Parada, I. (2010). Violência na infância: caminhos trilhados em discursos de “grito mudo”. Educação Em Foco, 13(15), 135–161. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.94