Análise da condição de ingresso e evolução na carreira docente nas redes estadual de ensino do Paraná e municipal de ensino de Curitiba

Autores

  • Diana Cristina de Abreu Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.97

Palavras-chave:

carreira, ingresso, evolução na carreira, salário, titulação.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido no decorrer da pesquisa intitulada “Remuneração dos professores das escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas”. Neste trabalho, pretende-se realizar uma análise da carreira docente estabelecida nas redes estadual de ensino do Paraná e municipal de ensino de Curitiba. Na análise, priorizaram-se as categorias: condição de ingresso, recrutamento dos professores e as formas de progressões salariais praticadas com base na formação dos docentes. Dessa forma, verificou-se que ambas as redes de ensino possuem formas de ingresso e progressões salariais diferenciadas; em alguns casos, elas se aproximam e em outros se afastam do que exige o ordenamento legal atualizado pelo Fundeb e pelas novas diretrizes para a carreira do magistério público, publicadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Cristina de Abreu, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutoranda em Educação/UFPR, pesquisadora no NuPE/UFPR e professora da educação básica. Bolsista (2009/2010) na pesquisa do Observatório da Educação CAPES/INEP/SECAD intitulada “Remuneração dos professores das escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas”.

Downloads

Publicado

04/01/2011

Como Citar

de Abreu, D. C. (2011). Análise da condição de ingresso e evolução na carreira docente nas redes estadual de ensino do Paraná e municipal de ensino de Curitiba. Educação Em Foco, 13(16), 67–84. https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.97