Importância da Filosofia na educação crítica: a utilidade da técnica no processo inclusivo de pessoas com necessidades especiais
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.98Palavras-chave:
técnica, inclusão, educação.Resumo
Neste artigo discute-se tecnologia, Educação e Filosofia. Defende-se a importância da Filosofia na educação geral e na educação inclusiva. Discute-se a questão do “poder ‘libertador’ da técnica e da industrialização do capitalismo inglês na Índia”, compreendido como “princípio civilizacional”, resultado da “ciência/técnica moderna pós-revolução industrial”, tese defendida por Marx, e algumas implicações atuais. São apresentadas, sucintamente, outras ideias filosófico-sociais, econômicas e ideológicas (Adorno, Horkheimer, Heidegger, Marcuse) ao modelo marxiano. Há também reflexões sobre a importância da tecnologia na Educação em geral e na deficiência visual – tradicional (escrita Braille, por exemplo) e atual (tecnologias digitais: letras ampliadas na tela do computador, softwares especializados para leitura e escrita). São analisados alguns prós e contras da tecnologia na perspectiva do objeto-problema dissertativo do autor sobre a inclusão educacional de deficientes visuais. Adianta-se parte da pesquisa atual do autor sobre a Educação, que trabalha com a hipótese de que a escrita grega, iniciada por Homero, foi a mais importante “contribuição-revolução” para a humanidade. Analisa-se a importância da Educação/Pedagogia e o papel do ensino de Filosofia nos dias atuais, fundamental à formação da consciência crítica-cidadã, pressupostos, meio e fim.Downloads
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Publicado
04/01/2011
Como Citar
de Souza, S. S. (2011). Importância da Filosofia na educação crítica: a utilidade da técnica no processo inclusivo de pessoas com necessidades especiais. Educação Em Foco, 13(16), 85–113. https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.98
Edição
Seção
Artigos
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