Experiência com parceiros mais velhos e desenvolvimento de crianças na creche

Autores

  • Cássia Cristina Barreto Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Ana Rosa Costa Picanço Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Vera Maria Ramos de Vasconcellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.99

Palavras-chave:

creche, faz de conta, zona de desenvolvimento proximal.

Resumo

Neste artigo analisamos as ações e narrativas de crianças numa situação de brincadeira livre, bem como o papel do educador em favorecer ou não a criatividade das mesmas no contexto da dramatização. Participaram do estudo uma educadora, quatro crianças de três anos de idade e quatro crianças de quatro anos, numa creche pública. Para realizar a atividade de dramatização, a educadora utilizou um saco com quatro fantoches (de mais ou menos um metro cada um deles): uma bruxa, uma menina, um menino e um bicho diferente, sem gênero definido (“Bicho Cárie”). Ela solicitou às crianças que fizessem dramatizações utilizando os fantoches. Nosso objetivo foi investigar em que medida as crianças mais novas eram capazes de identificar e assumir o ponto de vista das mais velhas. Os episódios interativos foram gravados em vídeo e, posteriormente, analisados. Os resultados indicaram que, algumas vezes, o educador tem dificuldade de se engajar nas brincadeiras e aceitar modos de lidar com a situação imaginária diferentes dos  planejados. Por outro lado, ele se constitui num mediador das interações sociais e produções criativas das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Cristina Barreto Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora na educação infantil da rede de ensino municipal do Rio de Janeiro. Mestranda em Educação da UERJ. Membro do grupo de pesquisa Infância e Saber.

Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professora adjunta da UFJF, mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e doutora em Educação pela UERJ. Membro do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão e coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFoPI/UFJF).

Vera Maria Ramos de Vasconcellos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora titular da UERJ/PROPED/FE. Mestre, doutora e pós-doutora em Psicologia. Coordena o Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão/UERJ.

Downloads

Publicado

04/01/2011

Como Citar

Santos, C. C. B., Moreira, A. R. C. P., & de Vasconcellos, V. M. R. (2011). Experiência com parceiros mais velhos e desenvolvimento de crianças na creche. Educação Em Foco, 13(16), 115–146. https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.99