v. 13, n. 16 (2010)

Educação em Foco

DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v13i16


Capa da revista

Pelourinho do Poder

Construído em 1722, o Pelourinho do Poder é dos poucos pelourinhos existentes em Minas Gerais e representa um marco histórico da fundação da antiga Vila Nova da Rainha, atual Caeté. Vários foram os negros castigados naquele local, que se constitui de uma pedra de aproximadamente um metro de altura com uma cabeça onde se prendiam as correntes dos escravos.

 

Município de Caeté-MG

Fundação: 14 de fevereiro de 1714

Caeté é um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MinasGerais-Brasil. “Caeté”, em língua tupi, significa”mato verdadeiro”, através da junção dos termos ka’a (“mato”) e eté (“verdadeiro”). Sua denominação anterior era Vila Nova da Rainha. A história de Caeté teve início no ciclo do ouro, guardando importantes episódios, como a Guerra dos Emboabas.

Parte do patrimônio artístico e arquitetônico, que remonta a esse passado, encontra-se ainda bem conservado. Como exemplo tem-se a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a primeira de Minas Gerais construída em alvenaria de pedra, uma das belas obras do barroco e do rococó. Outras boas opções são os museus Regional e Casa João Pinheiro (Solar do Tinoco), do século XVIII.

É neste município que se encontra a Serra da Piedade, onde funciona o Observatório Astronômico Frei Rosário, da Universidade Federal de Minas Gerais.

A cidade apresenta grande potencial para a prática de turismo de aventura, tendo grande tradição no arvorismo. Foi citada pela Revista Veja como um dos principais destinos do Brasil para a prática de esportes radicais.