Periódicos UEMG


Revista Transverso

A Revista Transverso – Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade, publicará trabalhos inéditos que contemplem temas relacionados ao Design, Artes, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Cultura, Letras e Linguística. 

O periódico é produzido pelo Núcleo de Design e Cultura - NUDEC, que é vinculado ao Centro de Extensão da Escola de Design da UEMG.

A primeira edição desse periódico foi no ano de 2010, e contava com o Prof. Mário Santiago como seu Editor-gerente. O nobre professor  foi também o editor responsável pela segunda e terceira  edição.

A partir do ano de 2016 a revista passou a contar com uma nova equipe, composta por três editores-gerentes; são eles:

Prof.  Dr. Adilson Xavier da Silva

Profª. Dra.  Jeaneth Xavier de Araújo Dias

Prof. Doutorando Walesson Gomes da Silva

Os supracitados docentes, são também, os Coordenadores do Núcleo de Design e Cultura – NUDEC.

A equipe atual de Editores-Gerentes reiniciou as publicações neste ano de 2017, e tem como meta, buscar uma melhor avaliação do periódico junto a CAPES. O propósito é  alcançar o Qualis B1 num breve período.

Como podem observar no link abaixo, da plataforma Sucupira/CAPES,  o periódico foi classificado em duas áreas de avaliação entre 2010 e 2012, com Qualis B5. 

Desta forma, contamos com a participação de todos os envolvidos com um ensino superior de qualidade, colaborando com a divulgação e  indicação de novos autores, tão qualificados quanto os que hoje são cadastrados na revista.

Cordialmente,

Os Editores-Gerentes   

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Ciências Gerenciais em Foco

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Mediação

Revista científica do Departamento de Ciências Humanas e Linguagens da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ubá

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

REVISTA CIÊNCIA ET PRAXIS

A revista Ciência et Praxis seguindo a tendência internacional na área de periódicos científicos, circula prioritariamente, em versão eletrônica. Os volumes em papel serão impressos somente para permuta com bibliotecas e coleções acadêmicas. Tal opção, ao otimizar recursos e priorizar a visibilidade e acesso ágil de seu conteúdo, repercute também no processamento editorial. Na transição da cultura do impresso para o eletrônico, o design gráfico sofre adaptações para visualização em tela e impressão simultâneas. Outro desafio de nossa comissão editorial é estimular a submissão de textos em multimídia, aproveitando as possibilidades que o ambiente digital oferece na fusão de linguagens, recursos ainda pouco explorados na área da publicação de artigos científicos.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Intercursos Revista Científica

Intercursos Revista Científica

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Nas Nuvens...

"Nas Nuvens..." Congresso de Música é uma iniciativa dos programas de Pós-Graduação em Artes da UEMG e em Música da UFMG, que tem o propósito de ser um evento científico livre à sociedade, permitindo o acesso aberto a um espaço virtual de partilha acadêmico-científica. Este evento se constitui em um modelo de conferência cujos trabalhos orais são diretamente submetidos no formato de vídeo que são disponibilizados no site na data de cada evento, juntamente com os respectivos trabalhos escritos. "Nas Nuvens..." não se restringe a uma temática ou áreas específicas almejando perspectivas mais amplas dentro da Música, buscando um diálogo aberto através das abordagens pelos autores.


http://musicanasnuvens.weebly.com/

ISBN: 978-85-60488-10-0

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Caderno de Educação

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Educação em Foco

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Mal-Estar e Sociedade

Mal-Estar e Sociedade publica artigos, ensaios, resenhas, resumos de dissertações e teses, conferências e debates nas áreas sociais e de humanidades, em todos os seus segmentos. Primordialmente, pretende-se trabalhar com temáticas relacionadas à questão educacional, tendo como pilares o discurso e o conflito. O discurso, na condição de construção de subjetividades, e o conflito como elemento inerente às relações sociais. O conteúdo dos trabalhos deve conter originalidade, expressando um avanço no conhecimento científico, notadamente aquele que revela a busca pela convergência entre o conhecimento teórico e a prática.


Qualis/Capes 2012


B4 -Antropologia / Arqueologia | B5 - Educação | B5 - Letras/Linguística | B5 - Psicologia | B5 - Filosofia/Teologia:subcomissão Teologia

Indexada em: Latindex: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal. Portal SEER Diadorim.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Modus

A revista MODUS, vinculada ao PPG Artes, é uma publicação semestral editada pela Escola de Música da UEMG com o propósito de estimular a reflexão e a atuação crítica em contextos culturais diversos. Procura ser um agente catalisador do desenvolvimento da produção e do intercâmbio de conhecimentos relacionados à música. Dentro dessa perspectiva, abrange a produção de cunho científico, teórico ou histórico, que envolve a musicologia e as áreas que colocam a música, direta ou indiretamente, frente à educação, à tecnologia, à performance e a outros sistemas de linguagem.

Indexada no Latindex

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

SCIAS - Arte/Educação

A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas.

A Revista SCIAS Arte/Educação do COED/FaE/CBH/UEMG se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução.

A Revista Scias Arte/Educação do COED/FaE/CBH/UEMG recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar.

Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.

Título abreviado: SAE

Periodicidade - semestral

ISSN: 2318-8537

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________

"The arts discuss major conflicts about us. Often, and perhaps most importantly, such thoughts are not revealed explicitly or in a necessarily narrative manner. These conflicts are precipitously loaded with humanity, which move us to investigate the arts. Surpassing the possibilities of intentionality, we are willing to violate boundaries and forge teaching methods, research themes, objects (works), movements, artists.

The Scias Art/Education magazine the COED/FaE/CBH/UEMG is intended to consolidate, expand, and promote aspects of the epistemological fields of art, art/education, and the teaching of art, therefore increasing knowledge, knowing (Scias in Esperanto), and the opportunity to transform the aesthetic experience through one of its possible pathways: meditation and dialogue.

The Scias Art/Education magazine the COED/FaE/CBH/UEMG periodically receives articles by researchers and is intended for those also interested in the educational, political, economic, and social relations and structures such discussions may raise.

We look forward to your contribution se that we, through this contribution, can make the largest human conflict, life itself, more meaningful. Educational forums, as many as ours circumstances will permit, are points of confluence for cultural encouragement: talking about art is knowing and knowing yourself. Always."

Short Title: SAE

Peridicity - Biannual

ISSN: 2318-8537

 

This work is licensed under a License Creative Commons Attribution 3.0 .

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

SCIAS - Direitos Humanos e Educação

-- A Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação é fruto do Projeto "Educação de formadores em direitos humanos : pesquisa e produção de cursos como meio de inclusão social" , executado em parceria pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação, do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais/COED/FaE/CBH/UEMG e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais, representada pela Diretoria de Políticas de Promoção em Direitos Humanos.

A educação em direitos humanos é um dos caminhos necessários para a efetivação dos direitos fundamentais e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Revista Scias propõe-se a debater temáticas possibilitando a educação de profissionais e estudantes universitários das diversas áreas para a atuação na garantia e promoção dos direitos humanos; a capacitação de lideranças comunitárias possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania e incluindo a temática dos direitos humanos nas práticas escolares, bem como difundir e aperfeiçoar o conhecimento acadêmico.

Não obstante, este periódico interrelaciona a promoção dos direitos humanos à proteção e efetivação destes direitos, aplicando o conhecimento teórico a fim de construir um novo paradigma para o desenvolvimento social.


Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Perspectivas em Políticas Públicas

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão e da Semana de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena

A revista em questão publica artigos referente às apresentações realizadas ao longo dos eventos, Congresso de Pesquisa e Extensão e Semana de Ciências Sociais. O conteúdo dos trabalhos deve conter originalidade, expressando um avanço no conhecimento científico, notadamente aquele que revela a busca pela convergência entre o conhecimento teórico e a prática.

ISSN: 2525-6823

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Engenharia de Interesse Social

Bem vindo a Revista Engenharia de Interesse Social. Somos um periódico acadêmico e científico, com publicação semestral, dedicado a divulgação eletrônica gratuita de artigos originais e resenhas críticas de estudos voltados para o debate das engenharias como vetor de desenvolvimento humano e social.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar