Periódicos UEMG


BUSCA DOS PERIÓDICOS:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

Logo do cabeçalho da página

SAPIENS - Revista de divulgação Científica

Como resultado de um esforço da comunidade científica da Unidade Carangola, a Revista de divulgação científica SAPIENS foi elaborada como mecanismo de contribuição de divulgação científica regional. Moldada com foco interdisciplinar, baseada nas Ciências Ambientais, permite a publicação de artigos científicos nas áreas: Educação, Letras e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra. Nosso esforço é garantir um local de debates e promoção do crescimento das pesquisas científicas no âmbito regional e nacional.

ISSN: 2596-156X

Editores: Braz Antonio Pereira Cosenza, Alexandre Horácio Couto Bittencourt, Elizete Oliveira de Andrade, Andrea Vicente Toledo Abreu,Ivete Monteiro Azevedo, Jaquelina Alves Nunes Faria, Michel Barros de Faria, Marcos Antônio Coelho, Randolpho Radsack Corrêa.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar




Logo do cabeçalho da página

SCIAS - Arte/Educação

A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas.

A Revista SCIAS - Arte/Educação do COED/FaE/CBH/UEMG se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução. A revista recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar.

Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.

ISSN: 2318-8537

Editor: Fabrício Andrade.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar




Logo do cabeçalho da página

SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia

A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia surge como um projeto que culmina a partir de estudos e projetos desenvolvidos pelo NECT - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da UEMG que surgiu em 2001 com a finalidade de estudar e pesquisar a utilização dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com as múltiplas tecnologias), COED - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação que surgiu em 2007 e tem como finalidade desenvolver investigações sobre o conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea, com propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o conhecimento como instância cultural e investigando tais relações com a prática educacional) e demais profissionais vinculados a instituições parceiras que compõem a Equipe Editorial. Tem como missão ser um espaço de debates e difusão de pesquisas relacionadas à Educação, Comunicação e Tecnologia, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre tais campos epistemológicos, ampliando, portanto, o conhecimento, o saber (SCIAS em esperanto). Publica artigos inéditos, e apresenta periodicidade semestral.

Editora: Amanda Tolomelli Brescia.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar




Logo do cabeçalho da página

SCIAS. Direitos Humanos e Educação

A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é fruto do Projeto "Educação de formadores em direitos humanos: pesquisa e produção de cursos como meio de inclusão social", executado em parceria pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação, do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais/COED/FaE/CBH/UEMG e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais, representada pela Diretoria de Políticas de Promoção em Direitos Humanos.

A educação em Direitos Humanos é um dos caminhos necessários para a efetivação dos Direitos Fundamentais e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Revista Scias propõe-se a debater temáticas, possibilitando a educação de profissionais e estudantes universitários das diversas áreas para a atuação na garantia e promoção dos Direitos Humanos; a capacitação de lideranças comunitárias, possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania e incluindo a temática dos Direitos Humanos nas práticas escolares, bem como difundir e aperfeiçoar o conhecimento acadêmico. Não obstante, este periódico interrelaciona a promoção dos Direitos Humanos à proteção e efetivação destes, aplicando o conhecimento teórico a fim de construir um novo paradigma para o desenvolvimento social.

ISSN: 2596-1772

Editora Chefe: Aline Choucair Vaz.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar




Logo do cabeçalho da página

Serviço Social em Debate

Serviço Social em Debate é uma publicação do curso de Serviço Social da UEMG Carangola que propõe divulgar o debate sobre a formação profissional e a produção de conhecimento em Serviço Social nas suas interfaces com outras áreas de conhecimento.

ISSN: 2596-3155

Editor: Warllon de Souza Barcelos.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar