A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

Autores

  • Andre Luís De Oliveira Soares, Larissa Guimarães Martins Abrão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a saúde mental do professor, o que tem ocasionado graves problemas atuais. Sem saúde, o professor não consegue ensinar com qualidade, prejudicando o ensino e a aprendizagem dos alunos, perdendo desse modo até o gosto pela profissão. A saúde mental é um assunto muito importante, no entanto, a saúde mental do professor ainda está esquecida. Nesse estudo, apresentamos uma pesquisa bibliográfica que analisa os aspectos referentes à constituição e formação dos professores explicitando o conceito de saúde mental e o adoecimento do professor. As novas tendências da formação do professor buscam conformar o seu trabalho às exigências da sociedade atual e, assim, tornam-se mais vulneráveis às doenças mentais. Dejours e Abdoucheli (1994) chamam atenção para o fato de que os sintomas como angústia e emoção são de ordem psíquica, mas podem se revelar a partir das manifestações somáticas como: a hipertensão arterial, AVC, os tremores, os suores. O comprometimento da saúde mental do professor tende a ser cada vez mais frequente, o que tem desencadeado o afastamento do trabalho, com consequência sobre a qualidade da educação. A psicodinâmica do trabalho segundo pesquisadores, tem indicado que a organização do trabalho é geradora de patologia, na medida em que executar uma tarefa sem envolvimento afetivo exige esforço muitas vezes não suportado pelo trabalhador. Diante disso, se faz necessário retomar alguns aspectos da relação do professor com o trabalho e a saúde associados às transformações ocorridas na educação por consequência das mudanças culturais, relações essas que direta ou indiretamente colaboram com a baixa auto-estima e o mal estar docente. 

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

Larissa Guimarães Martins Abrão., A. L. D. O. S. (2017). A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR. Intercursos Revista Científica, 14(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2507