Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Sobre

Introdução

Uma instituição de ensino superior tem como função desenvolver o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Divulgar os conhecimentos científicos para além das fronteiras da Universidade contribui para o crescimento da região em que ela atua. Daí a necessidade de se criar um mecanismo de comunicação entre a UEMG, a comunidade científica e a comunidade em geral. Uma revista científica nasce com o intuito de trocar experiências em determinadas áreas do saber, divulgar conteúdos e provocar discussões no campo acadêmico, promovendo a pesquisa em diversos setores.

Assim surge a proposta da revista MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Design, Artes, Letras, Arquitetura e demais áreas.

A necessidade de divulgar a produção científica de uma instituição pública é ainda maior, uma vez que os investimentos para este setor, na maioria das vezes, vêm do setor público e devem voltar em forma de benefícios para a comunidade em geral.

 

Formato

Revista on line de circulação semestral da Unidade de Ubá da Universidade do Estado de Minas Gerais. Hospedada em http://revista.uemg.br/index.php/mediacao/index.

 

Objetivos

 

Geral: Divulgar as pesquisas científicas realizadas pela UEMG, Unidade de Ubá e instituições parceiras.

 

Específico: Instituir um canal de comunicação que priorize a divulgação da pesquisa científica nos âmbitos das teorias da Educação, Design e Ciências Humanas.

 

Título da Revista

O periódico terá o nome de MEDIAÇÃO seguindo a denominação já utilizada pelo informativo da Universidade.

 

Publicação

A revista terá publicação on line e sua periodicidade será semestral, contendo de 6 a 8 artigos, de alunos, professores da instituição e pesquisadores de outras instituições aceitos pelo corpo editorial.

 

Corpo Editorial

O corpo editorial será formado por professores pesquisadores e alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá e pesquisadores convidados de outras instituições de ensino superior.

 

Chamada para Publicação

 

A revista divulgará trabalhos originais na forma de artigos com temas relacionados a questões com vínculos transdisciplinares entre Educação, Design e Ciências Humanas. A revista MEDIAÇÃO publicará artigos inéditos sobre assuntos compreendidos, segundo os critérios do autor, no eixo editorial da publicação.

 

Políticas de Seção

 

Processo de Avaliação pelos Pares

NORMAS DE SUBMISSÃO E POLÍTICA DE DIREITO AUTORAL ADOTADA.


I - PROCEDIMENTOS EDITORIAIS


1. Podem ser encaminhadas ao periódico para análise da comissão editorial e possível publicação, trabalhos elaborados individual ou coletivamente por alunos e professores.


2. Os trabalhos recebidos serão analisados pela comissão editorial do Periódico Mediação, que reserva o direito de aceitar ou recusar seus trabalhos submetidos.


3. Ao encaminhar seus trabalhos, os autores deverão estar cientes que:


3.1 A apresentação do trabalho para publicação implica em cessão de direitos autorais para a edição do volume de revista em questão.


3.2 O trabalho deverá ser inédito e não poderá ser apresentado simultaneamente a outro periódico.


3.3 Só serão analisados pela comissão editorial e conselho avaliativo os trabalhos que estiverem em consonância com o disposto na presente forma.


3.4 Os pareceres dos conselheiros comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c) recusa integral. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.


3.5 A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de proceder a ajustes de gramática necessários. Na detecção de problemas de redação, o trabalho será devolvido aos autores para as alterações devidas; o trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado.


3.6 Caso o trabalho seja selecionado para publicação, a comunicação de cessão de direitos autorais por escrito deverá ser assinada por todos os autores e enviada para o endereço de contato apresentado.


3.7 Os trabalhos não selecionados não serão devolvidos.


3.8 Os conceitos e afirmações contidos em cada trabalho são de inteira responsabilidade dos autores.

 

Periodicidade

A revista publica edições semestrais com sumário completo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...