Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista MODUS é uma publicação semestral editada pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG. Tem o propósito de estimular a reflexão e a atuação crítica em diferentes contextos, visando ser um agente catalisador do desenvolvimento, da produção e do intercâmbio de conhecimentos relacionados à área da música. Dentro dessa perspectiva, abrange a produção de artigos de cunho científico, teórico ou histórico, que envolvam a pesquisa em música, incluindo suas inter-relações com outras áreas de conhecimento, tais como musicologia, educação, musicoterapia, tecnologia, performance, cognição e outros sistemas de linguagem.

 

La revista MODUS es una publicación semestral editada por la Escuela de Música de la Universidad del Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil, y vinculada al Programa de Postgrado en Artes de la UEMG. Tiene el propósito de estimular la reflexión y la actuación crítica en diferentes contextos, buscando ser un agente catalizador del desarrollo, la producción y el intercambio de conocimientos relacionados con el área de la música. En esta perspectiva, abarca la producción de artículos de cuño científico, teórico o histórico, que involucran la investigación en música, incluyendo sus interrelaciones con otras áreas de conocimiento, tales como musicología, educación, musicoterapia, tecnología, performance, cognición y otros sistemas de lenguaje.

 

MODUS is a biannual academic journal published by the School of Music of the State University of Minas Gerais (UEMG), Brazil and linked to the Master of Arts Program of UEMG. The main purpose of MODUS is to stimulate critical reflection and action in different contexts, aiming to be a catalytic agent of development, production and exchange of knowledge related to the field of music. Within this perspective, Modus includes the production of papers of scientific, theoretical or historical nature, involving research in music, including their interrelations with other areas of knowledge, such as musicology, education, music therapy, technology, performance, technology, performance, cognition and others.

 

Políticas de Seção

Folha de rosto - Ficha catalográfica

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. O Conselho editorial da Revista Modus recebe artigos em um processo de submissão contínua.

2. Os artigos submetidos serão imediatamente enviados aos pareceristas, que terão como prazo, um mês para avaliação e retorno dos mesmos à revista.

3.Os manuscritos submetidos à Revista Modus passam por sistema de revisão duplo cego avaliado por dois pareceristas especialistas.

4. Anonimato: Os autores são responsáveis por assegurar a revisão cega não se identificando em seus manuscritos.

5. Serão avaliados critérios como originalidade do trabalho, adequação às normas da revista, adequação às normas gramaticais, aspectos metodológicos, qualidade das análises e interpretação de resultados, fundamentação e teoórica.

6. Os revisores farão os comentários ao autor e recomendações ao editor, que a partir disto, tomará a decisão final.

7. Uma vez submetido o manuscrito, sugestões de modificação quanto ao conteúdo, fornecidos pelos pareceristas, serão previamente acordadas com os autores, durante o processo editorial.

8.  Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para editoração.

9. O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.

10. Os artigos submetidos para o processo editorial da revista modus não devem ser submetidos ou estar em processo de submissão de  outras revistas.

 

Periodicidade

A Revista Modus possui periodicidade de publicação semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Direito Autoral

1. Antes da publicação, é requerido do autor, como detentor dos direitos, que assine um termo de cessão dos direitos autorais. A revista Modus publica os manuscritos sob a licença não comercial Creative Commons por atribuição (CC BY-NC), que permite a terceiros reutilizar o trabalho sem permissão, desde que ele seja devidamente referenciado.

2. Para a reutilização do trabalho, deve-se referenciar o trabalho original incluindo as seguintes informações: autor(es), título do artigo, revista, volume, número, número de páginas, data de publicação, link para o artigo original.

3. A licença não se aplica a nenhum conteúdo não original publicado no artigo, sendo necessária uma permissão adicional do detentor dos direitos.

4. A obtenção de permissão para reproduções de ilustrações ou de qualquer material publicado proveniente de outras fontes em seu manuscrito submetido à Revista Modus é de responsabilidade do(s) autor(es).

5. O reuso do trabalho não implica que a Revista Modus, e o(s) autor(es) estejam de acordo com a forma de reutilização.

6. É recomendável que o(s) autor(es) do trabalho original sejam notificados sobre a intenção de reuso, distribuição, adaptação e/ou tradução do seu trabalho.  


 

 

Questões Éticas para Publicação

A revista Modus fornece as seguintes orientações a respeito dos aspectos éticos para a publicação:

 

  1. O manuscrito submetido deve ser original e não pode estar em processo editorial em qualquer outra revista, caso decida retirar o manuscrito, deve ser informado ao editor se você decidir

  2. Nenhuma parte de qualquer obra deve ser realizada sem ser corretamente citada e referenciada. 

  3. Todas as citações e referências devem ser corretamente apresentadas.

  4. Não é permitido plágio de nenhuma parte ou totalidade de obras de outros autores ou o autoplágio de obras de sua autoria.  

  5. Deve se apresentar a permissão por escrito de todas as figuras ou tabelas reproduzidas de outras obras. 

  6. Para utilizar o banco de dados de outros autores deve ser apresentada uma permissão.

  7. Seja claro em relação à autoria. Inclua todos os colaboradores e especifique a ordem correta de autoria. Todos os coautores devem estar cientes da submissão nesta revista e concordar com todo o conteúdo do manuscrito. 

  8. Os agradecimentos e indicações dos financiamentos recebidos por todos os autores devem ser apresentados e atualizados.

  9. Declaração de conflito de interesses: Declare todo e qualquer financiamento recebido, bem como sua instituição e seu papel e qualquer relacionamento ou interesse relevante que possuam influenciar os achados ou enviesar suas conclusões

  10. Pesquisas que envolvam seres humanos devem apresentar a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) (número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética – CAAE). 

  11. Para as pesquisas que envolvam direta ou indiretamente animais, deve-se apresentar a aprovação do projeto pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

  12.  Todos os procedimentos devem estar claramente descritos e incluir qualquer risco ou precaução na realização de sua replicação.

  13.  A política da revista opõe-se à práticas de fabricação ou falsificação de dados. Os dados não podem ser intencionalmente modificados, inventados ou omitidos para enviesar os resultados e conclusões.

  14. As imagens e tabelas podem ser manipuladas apenas para maior clareza. Nenhum recurso específico em uma imagem pode ser aprimorado, obscurecido, movido, removido ou introduzido. Os ajustes não podem ocultar ou eliminar qualquer informação presente no original. 

  15.  Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de sua pesquisa em qualquer etapa do processo editorial e mesmo após a publicação.

  16. Seu manuscrito será rejeitado se for constatado que houve qualquer deturpação, alteração ou omissão dos dados originais, caso o manuscrito já tenha sido publicado, ele será retirado da revista.