Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Modus?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Linha editorial

A revista MODUS é uma publicação semestral editada pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG. Tem o propósito de estimular a reflexão e a atuação crítica em diferentes contextos, visando ser um agente catalisador do desenvolvimento, da produção e do intercâmbio de conhecimentos relacionados à área da música. Dentro dessa perspectiva, abrange a produção de artigos de cunho científico, teórico ou histórico, que envolvam a pesquisa em música, incluindo suas inter-relações com outras áreas de conhecimento, tais como musicologia, educação, musicoterapia, tecnologia, performance, cognição e outros sistemas de linguagem.

 

Normas para publicação

 

1.  Tipos de publicações

O Conselho editorial da Revista Modus utiliza o sistema Open Journal Systems (OJS) para revisar os manuscritos submetidos, aceitando trabalhos originais e inéditos, em português, inglês e espanhol, de autoria individual ou coletiva, recebendo para avaliação os seguinte tipos de publicações:

Artigos originais: Trabalho de pesquisa científica original, com autoria declarada, que descreve suas hipóteses, questões de pesquisa e finalidade de estudo, detalha seus métodos de pesquisa, relata os resultados, e interpreta e discute as possíveis implicações dos mesmos.

Artigos de revisão: Artigos teóricos que, revisam de forma ampla, discutem e analisam informações de outras fontes idôneas já publicadas. São aceitas revisões narrativas, sistemáticas ou integrativas.


2. Processos de submissão


2.1 O Conselho editorial da Revista Modus recebe artigos em um processo de submissão contínua.

2.2. Os manuscritos submetidos à Revista Modus passam por sistema de revisão duplo cego avaliado por dois pareceristas especialistas.

2.3. Anonimato: Os autores são responsáveis por assegurar a revisão cega não se identificando em seus manuscritos.

2.4. Uma vez submetido o manuscrito, sugestões de modificação quanto ao conteúdo, fornecidos pelos pareceristas, serão previamente acordadas com os autores, durante o processo editorial. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para editoração.

2.5. As idéias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Conselho Editorial.

2.6. O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.

2.7. Os artigos submetidos para o processo editorial da revista modus não devem ser submetidos ou estar em processo de submissão de  outras revistas.


3. Normas

3.1. Os trabalhos devem ser normalizados de acordo com as normas NBR 6023:2018 (referenciação bibliográfica) e 10520:2002 (citação no corpo do texto) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Textos formatados fora dessas normas não serão aceitos pelo Conselho Editorial.

3.2. Os textos, digitados em Word (Windows), ou RTF, devem ser escritos em linguagem clara e acessível a leitores de várias categorias profissionais, evitando-se o uso desnecessário e excessivo de jargões e formulações demasiadamente prolixas, e respeitando rigorosamente a metodologia científica.

3.3. O artigo deverá estar assim configurado: formato A-4 (210 x 297); margens de 2,5 cm; espaço 1,5 entre linhas; fonte Times New Roman, corpo 12, parágrafo primeira linha 1,5 cm, justificado. As páginas deverão ser numeradas no canto superior direito, desde a primeira.

3.4. Considerar como extensão dos artigos originais de pesquisa entre 12 e 20 páginas e dos artigos de revisão, entre 15 e 30 páginas.

3.5. O texto deverá apresentar os seguintes elementos: título e subtítulo do artigo; resumo; palavras-chave (até cinco); abstract; key-words; corpo do artigo; referências.

3.6. O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.

3.7. O resumo informativo em português, acompanhado de sua tradução para o inglês (abstract), deve ter entre 150 e 250 palavras.

3.8.  As palavras-chave devem ser escolhidas de acordo com os descritores em ciências da saúde (DeCS) no site: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/A escolha do descritor nesta base de dados confere uma maior especificidade à busca realizada.

3.9. As credenciais acadêmico-profissionais do(s) autor(es) devem ser apresentadas em até cinco linhas. É necessário conter a informação completa sobre a afiliação dos autores, incluindo instituição de origem, cidade e país.

3.10.  As notas sobre o texto deverão se figurar no rodapé da página, apresentadas em fonte tamanho 10, numeradas seqüencialmente e indicadas com número ao alto imediatamente após à frase a que diz respeito. As notas somente devem ser inseridas nos casos em que a explicação de um termo o texto altere o fluxo da narrativa e para comentários exclusivamente necessários ao desenvolvimento da exposição, nunca para citações bibliográficas.

3.11. As citações literais curtas deverão ser inseridas no texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor em caixa alta, ano da publicação e número da página de onde foram retiradas (cf. NBR 10520/2002 da ABNT). Exemplo: (MARTIN, 1988, p. 321-322). As citações com mais de três linhas deverão ser digitadas sem aspas, com um recuo de 4,0 cm da margem direita e corpo 11. Entre parênteses, informar o sobrenome do autor em caixa alta, o ano da publicação e o número da página de onde foram retiradas.

3.12. A lista com as referências bibliográficas completas, por ordem alfabética de sobrenome do autor, com apenas a inicial do nome, deve vir ao final do texto, obedecendo à NBR 6023/2018 da ABNT.


4. Ilustrações e Tabelas

4.1.  A obtenção de permissão para reproduções de ilustrações é de responsabilidade do autor. As imagens devem ser gravadas em formato jpg, com no mínimo 300 dpi.

4.2. Gráficos e figuras (estritamente indispensáveis à clareza do texto) deverão estar numerados. As legendas devem vir abaixo deles. Assinalar, no texto, pelo número de ordem, os locais onde eles devem ser inseridos.

4.3. Os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo número de ordem, os locais onde os quadros devem ser inseridos.

4.4. Tabelas são utilizadas para a apresentação de dados numéricos. As Tabelas devem ser elaboradas de acordo com as normas da ABNT. Devem ser numeradas de acordo com a ordem de apresentação no texto e conter um título inscrito no topo, indicando a natureza dos dados numéricos. A fonte de extração dos dados deve ser identificada no rodapé da tabela, precedido da palavra "Fonte". Esta informação é obrigatória ainda que a tabela tenha sido elaborada pelo autor. A tabela não deve ser delimitada nas bordas exteriores laterais e quando ela ocupar mais de uma página, não será delimitada na parte inferior, repetindo-se o cabeçalho e o título na folha seguinte.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, você será obrigado a garantir que: 1) você está enviando um trabalho original de sua autoria; 2) você está enviando o trabalho para a primeira publicação na Revista; 3) seu trabalho não está sendo considerado para publicação em qualquer outro lugar; 4) o trabalho ainda não foi publicado em qualquer outro lugar; 5) uma vez submetido ao processo editorial, seu trabalho não pode ser retirado até até a finalização do processo editorial; 6) você obteve e pode fornecer todas as permissões necessárias para a reprodução de quaisquer obras de direitos autorais não pertencentes a você.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. As URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos emDiretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O(s) autor(es) do artigo aceito para publicação automaticamente transfere(m) todos os direitos de publicação para a Revista Modus.
  8. O primeiro autor é responsável pelo conteúdo do artigo, pela informação de que o artigo é original e inédito e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo do artigo aprovado e de sua cessão de direitos de publicação.  
     
 

Declaração de Direito Autoral

 A revista Modus é uma revista de acesso livre e gratuito que publica os manuscritos sob a licença não comercial Creative Commons por atribuição (CC BY-NC), que permite a terceiros reutilizar o trabalho sem permissão, desde que ele seja devidamente referenciado.

 

Política de Privacidade

A revista Modus coleta e usa informações pessoais necessárias para a submissão e publicação dos manuscritos, que podem incluir nome, afiliação e informações de contato.

Os nomes e endereços informados para cadastro neste site serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. 

São tomadas as devidas precauções para evitar perda ou extravio das informações fornecidas pelo autor.

A Revista Modus não é responsável pelas políticas de privacidade ou práticas de terceiros.

É utilizado para submissão e avaliação dos manuscritos o sistema do site open journal systems, cuja política de privacidade é explicitada no seguinte link: https://openjournalsystems.com/privacy-policy/