A pesquisa em arte e seu ensino: desafios na formação do educador musical

Denise Perdigão Pereira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica acerca das discussões desenvolvidas em torno de um tema ainda pouco tratado nos círculos acadêmicos do país: a relação muitas vezes conflituosa e ambígua entre arte e pesquisa. Para tanto, serão tomados como referência três autores que se dedicaram à questão: Frayling (1993), Viadel (2011) e Zamboni (1998). A partir da problematização do assunto, procuro estabelecer um diálogo com a minha prática enquanto professora da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e coordenadora de TCC em um curso de formação de professores de música. Os apontamentos aqui desenvolvidos representam algumas de minhas inquietações nesse terreno.

 

Abstract

This article aims to present a literature review of the discussions developed around a topic not yet discussed in academic circles in the country: the relationship often conflicting and ambiguous between art and research. So it must be taken as reference three authors who have dedicated themselves the question: Frayling (1993), Viadel (2011) and Zamboni (1998). As from the problematization of the subject, still try to establish a dialogue with my practice as a professor of Scientific Research Methodology in a formation course for music teachers. The notepapers developed here represent some of my concerns experienced in this field.


Keywords

Art; research; music education.


Palavras-chave


Arte; pesquisa; educação musical.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.