A linguagem pianística de Ronaldo Miranda

Consuelo Caporali Soares

Resumo


Este artigo pretende mostrar o resultado de um trabalho de análise de quatro obras para piano solo de Ronaldo Miranda: Suite n. 3; Prólogo, discurso e reflexão; Toccata e Estrela brilhante. Essas análises objetivaram a identificação de várias características reincidentes na escrita pianística de Ronaldo Miranda e, consequentemente, permitiram uma visão geral dos principais recursos musicais pianísticos utilizados pelo compositor. O levantamento das características da escrita musical de Miranda mostrou-se bastante útil no sentido de guiar o intérprete na abordagem dessas obras para piano, ajudando-o a compreender o caráter das músicas e também a solucionar problemas técnicos de execução.

 

Abstract

This article intends to show the result of an analysis of four works for piano solo by Ronaldo Miranda: Suite n.3; Prólogo, discurso e reflexão; Toccata e Estrela brilhante. These analyzes aimed to identify several recurring features in the piano writing of Ronaldo Miranda, and thus allowed an overview of the main resources used by the pianistic musical composer. The survey of the compositional characteristics of Miranda was shown to be very useful in order to guide the interpreter in his approach in these works for piano, helping them to understand the character of the works and also to solve technical problems of its execution.

 

Keywords

Brazilian music; Ronaldo Miranda; piano solo; piano writing.



Palavras-chave


Música brasileira; Ronaldo Miranda; piano solo; escrita pianística.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.