Análise do software Digital Orchestrator Pro TM para o ensino de percepção musical

Wadson Kaizer de Souza, José Antônio Baêta Zille

Resumo


Resumo

 

Nota-se, com certa freqüência, uma relativa ineficiência dos processos de ensino-aprendizagem musical quando ocorrem exclusivamente através do ensino tradicional da música. Em contraposição a essa situação, percebem-se ganhos com a utilização de métodos que melhor interagem com a estrutura cognitiva do aluno, como é o caso de softwares que auxiliam no ensino da percepção musical. Neste trabalho, pretendeu-se avaliar o aproveitamento da aprendizagem de percepção musical através da abordagem computacional auxiliada pelo software Digital Orchestrator ProTM, comparando-a à abordagem do ensino tradicional de percepção musical. A intenção principal desta proposta é de contribuir para a melhoria na adequação do tempo processual necessário para o ensino da percepção musical em relação ao tempo curricular prescrito.

 

 

Abstract

It is often noticed a relative inefficiency of musical teaching/learning processes that are made exclusively through traditional methods. In opposition, it is noticed more efficiency when the methods used interact better with the student’s cognitive structure, as it is the case of software that helps teaching ear training. This essay intends to evaluate ear training through a computational approach provided by the software Digital Orchestrator ProTM by its comparison with traditional ear training methods. The main intention of this proposal is to contribute to an adjustment of the necessary procedural time for ear training courses, in relationship with the available curricular time.

 

Keywords: music education, computer science, software Digital Orchestrator ProTM, ear training

Palavras-chave


educação musical, informática e educação, software Digital Orchestrator ProTM, percepção musical

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.