Limites e possibilidades da Pedagogia Social para a educação nos movimentos sociais - no contexto da Extensão Universitária

Autores

  • Adriana Fernandes UNIFAL (MG)
  • Geovania Lúcia dos Santos

Resumo

A partir da experiência vivenciada em um projeto de extensão universitária, e com base no pressuposto de que a educação é uma prática social que ocorre em diferentes espaços, de diferentes formas, envolvendo diferentes atores sociais, buscamos compreender como os pressupostos teóricos da Pedagogia Social – campo teórico-conceitual ainda em construção, no plano formal, no Brasil – podem contribuir para a realização de ações educativas junto a movimentos sociais. Dentre as conclusões de nosso estudo destacamos: a compreensão da dimensão educativa dos movimentos sociais, por seus agentes deterem e disseminarem um saber decorrente de suas práticas cotidianas; o entendimento de que ações pautadas pelos pressupostos da Pedagogia Social já ocorrem em diversos setores da sociedade, muito embora no âmbito teórico este campo esteja, ainda, em fase de consolidação no Brasil; a percepção de que a Extensão Universitária, quando inspirada na Pedagogia Social, amplia as possibilidades de a universidade cumprir com sua função social - ao fortalecer atores e organizações sociais -, promovendo uma formação de professores mais rica, por oportunizar a licenciandos a aprendizagem teórica, prática e vivencial de um fazer educativo-pedagógico para além da educação escolar.

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Publicado

2017-04-21

Como Citar

Fernandes, A., & Santos, G. L. dos. (2017). Limites e possibilidades da Pedagogia Social para a educação nos movimentos sociais - no contexto da Extensão Universitária. Ciência ET Praxis, 6(11), 45–50. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2121

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS