Gestão empresarial em sistemas de produção de leite na microregião de São João Batista do Glória/MG

Autores

  • Ricardo Ferreira Godinho Professor Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro - FESP/UEMG, Curso de Agronomia.
  • Vando Edésio Soares Professor Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP
  • Liandra Maria Abaker Bertipaglia Professora Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP
  • Paulo Henrique Moura Dian Professor Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP

Resumo

O aumento da eficiência produtiva torna-se fator decisivo para a competitividade do setor leiteiro, pouco importando o tamanho da propriedade, do rebanho ou do volume de produção. Objetivou-se no presente artigo, identificar e correlacionar aspectos relevantes da gestão empresarial em sistemas de produção de leite de um município do Sudoeste de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada junto a produtores rurais e profissionais da assistência técnica com vínculo com a produção leiteira, avaliado-se as percepções quanto ao entendimento geral sobre gestão, a prática do planejamento, organização, direção e controle.  Os dados quantitativos foram analisados e os resultados se mostraram altamente significativos (P<0,05). Em linhas gerais, conclui-se que há uma diferença significativa entre as percepções de técnicos e produtores de leite, quanto ao processo administrativo nas áreas de produção, finanças, comercialização e recursos humanos dos sistemas de produção de leite, e até mesmo quanto aos objetivos que os produtores vislumbram para seus sistemas de produção. Uma restrição à maior participação dos técnicos no processo administrativo das empresas agropecuárias diz respeito ao sigilo de informações, aliado ao vínculo comercial e uma relativa insegurança dos produtores rurais em expressar sua opinião sobre o assunto; O baixo uso de técnicas de gestão nos sistemas de produção leiteira possui uma relação com o baixo envolvimento dos profissionais da assistência técnica com as questões administrativas dessas empresas que exploram estes sistemas, embora existam diferentes opiniões e percepções sobre o problema, por parte dos produtores e dos profissionais da assistência técnica. 

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Godinho, Professor Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro - FESP/UEMG, Curso de Agronomia.

Zootecnista, Professor FESP- Mestre em Produção Animal pela Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo/Descalvado – SP

Vando Edésio Soares, Professor Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP

Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP Jaboticabal. 

Liandra Maria Abaker Bertipaglia, Professora Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP

Zootecnista, Doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP Jaboticabal. Professor Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP.

Paulo Henrique Moura Dian, Professor Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP

Zootecnista, Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Professor Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, Descalvado/SP.

Downloads

Publicado

2017-04-21

Como Citar

Godinho, R. F., Soares, V. E., Bertipaglia, L. M. A., & Dian, P. H. M. (2017). Gestão empresarial em sistemas de produção de leite na microregião de São João Batista do Glória/MG. Ciência ET Praxis, 6(12), 39–50. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2128

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS AGRÁRIAS