Risco para o desenvolvimento de úlceras plantares em portadores de diabetes mellitus cadastrados na estratégia saúde da família escola no município de Passos (MG)

Autores

  • Tânia Maria Delfraro Carmo FESP|UEMG
  • Tânia Maria Delfraro Carmo FESP

Resumo

RESUMO: A úlcera plantar é uma das complicações dos membros inferiores mais comuns do diabetes, causando uma queda significativa na qualidade de vida dos portadores. Este estudo teve como objetivo analisar os comportamentos de risco associados à instalação de úlceras plantares em portadores de diabetes mellitus. Trata-se de um estudo do tipo descritivo transversal de natureza quantitativa. Participaram 47 diabéticos cadastrados  na Estratégia Saúde da Família Escola e para a coleta de dados utilizou-se de um questionário, considerando variáveis sócio-demográficas, história clínica e risco para lesões nos pés. Os resultados apontaram que 53% eram do sexo masculino, 72% com idade igual ou superior a 60 anos, 45% com menos de quatro anos de estudo e 83% recebiam menos de três salários mínimos. Nos antecedentes clínicos 60% referiram hipertensão arterial, 9% obesidade e 9% dislipidemia. Na classificação de risco identificou-se que 55% apresentaram edema nos pés, 40% formigamento, 30% rachaduras e 38% possuíam calos. Portanto, esses fatores de risco podem ser controláveis e diminuídos, principalmente, com o envolvimento da equipe de saúde na busca do controle metabólico, consolidação de ações de prevenção das complicações e programas educacionais abrangentes, com ênfase no exame regular e cuidados com os pés.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Úlceras Plantares; Fatores de risco.

Biografia do Autor

Tânia Maria Delfraro Carmo, FESP|UEMG

Professora Dra. Tânia Maria Delfraro Carmo, departamento de enfermagem, área Ciências da Saúde  e professora da FESP/UEMG. Mestre em Enfermagem Fundamental pela USP de Ribeirão Preto e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas pela USP de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2017-04-21

Como Citar

Delfraro Carmo, T. M., & Delfraro Carmo, T. M. (2017). Risco para o desenvolvimento de úlceras plantares em portadores de diabetes mellitus cadastrados na estratégia saúde da família escola no município de Passos (MG). Ciência ET Praxis, 7(13), 31–36. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2136

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS DA SAÚDE