Análise das mudanças psicossociais de idosos participantes de um programa de universidade para terceira idade

Autores

  • Nilzemar Ribeiro de Souza Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Elexandra Helena Bernardes Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Evania Nascimento Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Vívian Freitas Silva Braga Silveira Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Cláudia Arouca Queiroz Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Marisa da Silva Lemos Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Leila Maria Suhadolnick Oliveira de Pádua Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Sílvia Maria Soares Maia Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Nádia Peixoto Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Nathália Coelho Queiroz Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Franciele Barbosa Xavier Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Aline Larriane dos Santos Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Vanessa Duque Ferreira Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Magaly Gomes Melo Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Saula Goulart Chaud Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Andréia Reis de Carvalho Liporoni Fundação de Ensino Superior de Passos

Resumo

Objetivo: Analisar as mudanças psicossociais proporcionadas nos idosos após o ingresso nas atividades da Universidade da Maturidade. Método: Estudo descritivo, qualitativo, modalidade análise temática, através de entrevista semiestruturada gravada, com 44 idosos, após a participação de atividades de educação em saúde, sendo utilizada como processo de trabalho a oportunidade de auto cuidar-se nos aspectos biopsicossociais, atuando principalmente para um envelhecimento bem sucedido, com autonomia e independência. A seleção dos sujeitos se deu com os ingressantes da turma de 2013. Resultados: O estudo nos permitiu acompanhar o processo de mudanças psicossociais após adesão as atividades, fato que proporcionou uma diferença no processo de envelhecimento. Constatamos mudanças que proporcionaram uma tomada de decisão individual, independente e intransferível nos idosos. Na promoção da saúde, foi trabalhado o processo natural do envelhecimento e a tomada de decisão em auto cuidar-se, amenizando os agravos advindos com o aumento da idade. Na interação psicossocial, foi evidenciado um contexto que proporciona uma melhor reflexão e participação social. Conclusão: Atividades de educação em saúde para idosos em universidades abertas para terceira idade alteram e melhoram os aspectos psicossociais no processo de envelhecimento. A universidade da Maturidade é uma das ferramentas que deverá ser explorada como uma das políticas públicas em saúde coletiva para um envelhecimento ativo e bem sucedido.

Biografia do Autor

Nilzemar Ribeiro de Souza, Fundação de Ensino Superior de Passos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem de Passos/FESP/MG/Brasil.

Elexandra Helena Bernardes, Fundação de Ensino Superior de Passos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem de Passos/FESP/MG/Brasil.

Evania Nascimento, Fundação de Ensino Superior de Passos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem de Passos/FESP/MG/Brasil.

Vívian Freitas Silva Braga Silveira, Fundação de Ensino Superior de Passos

Nutricionista. Mestre em Promoção da Saúde. Professor do Curso de Nutrição/FESP/UEMG.

Cláudia Arouca Queiroz, Fundação de Ensino Superior de Passos

Educadora Física. Mestre em Promoção da Saúde. Professor do Curso de Educação Física/FESP/UEMG.

Marisa da Silva Lemos, Fundação de Ensino Superior de Passos

Fisioterapeuta. Doutor em Ciências Biológicas. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem/FESP/UEMG.

Leila Maria Suhadolnick Oliveira de Pádua, Fundação de Ensino Superior de Passos

Especialista em psicopedagogia. Coordenadora da UNABEM/FESP/UEMG.

Sílvia Maria Soares Maia, Fundação de Ensino Superior de Passos

Pedagoga. Especialista em psicopedagogia. Coordenadora da UNABEM/FESP/UEMG.

Nádia Peixoto, Fundação de Ensino Superior de Passos

Educadora Física. Especialista em Promoção da Saúde. Professor do Curso de Educação Física/FESP/UEMG.

Nathália Coelho Queiroz, Fundação de Ensino Superior de Passos

Acadêmica do curso de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica.

Franciele Barbosa Xavier, Fundação de Ensino Superior de Passos

Acadêmica do curso de Educação Física. Bolsista de Iniciação Científica.

Aline Larriane dos Santos, Fundação de Ensino Superior de Passos

Acadêmica do curso de Nutrição. Bolsista de Iniciação Científica.

Vanessa Duque Ferreira, Fundação de Ensino Superior de Passos

Acadêmica do curso de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica.

Magaly Gomes Melo, Fundação de Ensino Superior de Passos

Doutora em Psicologia. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem de Passos/FESP/MG/Brasil.

Saula Goulart Chaud, Fundação de Ensino Superior de Passos

Doutora em Nutrição. Professor Adjunto do Curso de Nutrição de Passos/FESP/MG/Brasil.

Andréia Reis de Carvalho Liporoni, Fundação de Ensino Superior de Passos

Doutora em Serviço Social. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem de Passos/FESP/MG/Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-21

Como Citar

de Souza, N. R., Bernardes, E. H., Nascimento, E., Silveira, V. F. S. B., Queiroz, C. A., Lemos, M. da S., … Liporoni, A. R. de C. (2017). Análise das mudanças psicossociais de idosos participantes de um programa de universidade para terceira idade. Ciência ET Praxis, 7(13), 37–44. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2137

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS DA SAÚDE