Compreendendo a senescência na ótica da sexualidade feminina

Autores

  • Neusa Rocha Catapan
  • Raquel Santos Brito Faculdade de Sinop (FASIPE)
  • Pacífica Pinheiro Cavalcanti
  • Débora Linsbinski Pereira
  • Núbia Torres

Resumo

Com o avançar da idade, ocorrem mudanças na vivência e expressão da sexualidade, com alterações orgânicas que afe­tam a atividade sexual em si, podendo trazer angustia e desconforto. Objetivou-se caracterizar as implicações do senescência na sexualidade de mulheres idosas. Trata-se de um estudo bibliográfico exploratório com abordagem qualitativa. Foram incluídos artigos da base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) publicados no período 2007 a 2012. Além disso, foram incluídos artigos publicados em língua portuguesa e espanhola, com textos completos, que possuem como assunto principal a sexualidade e tenham como abordagem a análise qualitativa dos dados. Encontrou-se 103 artigos completos, com a sexualidade como tema principal e que foram publicados nos últimos 6 anos. Entretanto, 12 artigos contemplaram os demais critérios de inclusão e constituíram a amostra final. Os conteúdos foram categorizados por meio da análise temática, resultando nas categorias: “Os periódicos e autores”; “Implicações do envelhecimento na sexualidade”; “Vivencia do envelhecimento e da sexualidade”; “Educação em saúde para a sexualidade: Antiga versus atual”; “O mito da velhice assexuada” e “Assistência de enfermagem à saúde sexual da mulher idosa”. A senescência influencia na vivência da sexualidade. Além disso, as mulheres idosas sofrem preconceitos sendo vista por alguns como assexuadas, possuem dificuldade em falar sobre sexualidade e existe a falta de adesão ao uso do preservativo. Assim, a temática deve ser conduzida com olhar que livre de pré-conceitos e possibilite momentos de redescoberta, propiciando a construção de novos sonhos.

Biografia do Autor

Neusa Rocha Catapan

Enfermeira. Pós Graduanda em Saúde Coletiva, Faculdade de Sinop. Sinop, MT. Brasil. E-mail: neusa.catapan@hotmail.com.

Raquel Santos Brito, Faculdade de Sinop (FASIPE)

Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva. Professora, Faculdade de Sinop, pós-graduação em Saúde Coletiva. Sinop, MT, Brasil. E-mail: raquelbrito.enf@hotmail.com.

Pacífica Pinheiro Cavalcanti

Enfermeira, Doutora em Farmacologia. Professora Adjunta II, Universidade Federal do Mato Grosso, Curso de Enfermagem. Sinop, MT, Brasil.

Débora Linsbinski Pereira

Enfermeira. Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.

Núbia Torres

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Mato grosso, Campus Universitário de Sinop, MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-21

Como Citar

Catapan, N. R., Brito, R. S., Cavalcanti, P. P., Pereira, D. L., & Torres, N. (2017). Compreendendo a senescência na ótica da sexualidade feminina. Ciência ET Praxis, 7(14), 19–24. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2142

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS DA SAÚDE