Avaliação da infestação do mosquito Culex Quinquefasciatus no entorno do rio Palmeiras, no município de Pratápolis – MG

Autores

  • Augusto Ribeiro Borges Fundação de Ensino Superior de Passos - FESP UEMG.

Resumo

            O mosquito noturno e doméstico Culex quinquefasciatusé um vetor que transmite filarioses e encefalites, e que se reproduz em águas poluídas, principalmente em esgotos que são lançados em cursos d’água e que não ocorre nenhum tratamento no mesmo, e também se reproduzem em fossas sépticas. O incômodo causado por este mosquito reduz a qualidade de vida humana e podendo estar relacionado com acidentes de trabalho. Este trabalho tem por objetivo avaliar qual o motivo da infestação do Culex quinquefasciatus no entorno do Rio Palmeiras no bairro centro, município de Pratápolis, MG e localizar possíveis fatores que levam o mosquito a proliferar neste ambiente e quais as medidas de controle deste mosquito.                                                                                               

    O trabalho de campo foi efetuado mediante a coleta de dados, envolvendo pesquisa bibliográfica referente às características e a biologia do Culex quinquefasciatus, pesquisa referente às possíveis medidas de controle do inseto além de visitas em várias residências e na Vigilância epidemiológica de Pratápolis. No rio Palmeiras foi verificado se há foco do mosquito dentro e fora do rio devido grande parte da rede de esgoto da cidade ser despejado nele, sem nenhum tratamento prévio.

      A relevância da pesquisa deve-se à dimensão do incômodo gerado pela referida espécie aos moradores da cidade de Pratápolis. A área pesquisada teve como abrangência as localidades ao redor do rio Palmeiras. O estudo buscou explorar ambientes propícios ao desenvolvimento do mosquito Culex quinquefasciatus, a fim de levantar os locais de maior infestação para, assim, sugerir estratégias de controle para a espécie.

Biografia do Autor

Augusto Ribeiro Borges, Fundação de Ensino Superior de Passos - FESP UEMG.

Engenharia ambiental.Artigo referente ao mosquito Culex.

Downloads

Publicado

2017-04-21

Como Citar

Borges, A. R. (2017). Avaliação da infestação do mosquito Culex Quinquefasciatus no entorno do rio Palmeiras, no município de Pratápolis – MG. Ciência ET Praxis, 7(14), 31–34. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2145

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS