Inserção da EAD no ensino superior da cidade de Passos: uma experiência vanguardista

Autores

  • Ana Maria Abdul Ahad UEMG Unidade Passos
  • Anderson Jacob Rocha UEMG - Unidade Passos
  • Allan Thalles Galdino Costa UEMG - Unidade Passos

Resumo

A portaria 4.054/2004 que dispõe sobre a educação a distância, autorizou as instituições de ensino superior a ofertarem até 20% (vinte por cento) da carga horária total de cada curso presencial, na modalidade a distância. O Núcleo de Ensino a Distância da extinta FESP, atual UEMG – Unidade de Passos, já realizava projetos para o desenvolvimento da cultura educacional mediada pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, e implementou cinco disciplinas a distância que foram compartilhadas entre os cursos das IES. Para que tal empreendimento fosse possível, a instituição desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem usado como plataforma educacional, com ferramentas interativas que facilitam o processo de aprendizagem e, ainda, totalmente integrado aos sistemas operacionais da IES. Assim, este artigo visa discutir os benefícios da vinculação do ensino a distância ao ensino presencial e também os desafios que foram enfrentados pelos participantes do processo. 

Biografia do Autor

Ana Maria Abdul Ahad, UEMG Unidade Passos

Mestranda em Linguística, Especialista em Designer Instrucional, Educação a Distância: Concepção e Planejamento e Educação Empreendedora. Professora de Filosofia, Sociologia e Prática Formativa da UEMG – Unidade Passos

Anderson Jacob Rocha, UEMG - Unidade Passos

Doutorando em Língua Portuguesa, Mestre em Língua Portuguesa, Especialista em Língua Portuguesa e Design Instrucional para Ead Virtual. Professor de Linguística e Língua Portuguesa da UEMG – Unidade Passos

Allan Thalles Galdino Costa, UEMG - Unidade Passos

Pós-graduando em Estudos Linguísticos e Literários. Graduado em Jornalismo

Downloads

Publicado

2017-04-24

Como Citar

Abdul Ahad, A. M., Rocha, A. J., & Galdino Costa, A. T. (2017). Inserção da EAD no ensino superior da cidade de Passos: uma experiência vanguardista. Ciência ET Praxis, 8(15), 13–18. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2148

Edição

Seção

ARTIGOS - EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES