Monofilamento de Semmes-Weinstein: uma avaliação da sensibilidade protetora dos pés na prevenção da úlcera plantar entre pacientes diabéticos.

Autores

  • Tânia Maria Delfraro Carmo UEMG - Unidade de Passos.
  • Jussara de Castro Almeida UEMG - Unidade de Passos.
  • Djalma Reis do Carmo UEMG - Unidade de Passos.
  • Milene de Sales Godoi
  • Marcelo Ciabati da Silva
  • Thiago José Delfraro Carmo

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar o comprometimento da sensibilidade protetora dos pés entre pacientes diabéticos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde do município de Passos (MG), maiores de 18 anos de idade e sua associação com características sociodemográficas e fatores de risco para lesões nos pés. Trata-se de estudo observacional do tipo transversal, com delineamento amostral não probabilístico. Como instrumento de medida utilizou-se um formulário, considerando variáveis sociodemográficas e o risco para desenvolvimento de lesões nos pés. A sensibilidade plantar foi avaliada pela aplicação do monofilamento de Semmes-Weinstein. Realizou-se o teste de qui-quadrado (χ2) e regressão logística múltipla. Participaram do estudo 592 indivíduos, com média de idade de 62,3±11,5anos, sendo 63,2% do gênero masculino. Dos avaliados, 34,8% apresentaram sensibilidade protetora comprometida. Houve associação significativa entre a sensibilidade protetora comprometida e o gênero, idade, higiene dos pés, unha espessa, calosidade, edema, claudicação intermitente, temperatura, pulso tibial posterior e pulso pedioso. A maior probabilidade de sensibilidade protetora comprometida foi encontrada entre indivíduos com idades ≥60anos (OR=1,8), que possuíam higiene inadequada dos pés (OR=2,0), apresentavam calosidade (OR=1,6), edema (OR=1,8) e temperatura alterada dos pés (1,7). Pode-se concluir que a sensibilidade protetora comprometida esteve associada à idade e às alterações dermatológica e circulatória e, portanto, as mesmas devem ser avaliadas para prevenir o desenvolvimento do pé diabético.

Biografia do Autor

Tânia Maria Delfraro Carmo, UEMG - Unidade de Passos.

Enfermeira. Professora Doutora. Diretora acadêmica da UEMG/Unidade de Passos.

Jussara de Castro Almeida, UEMG - Unidade de Passos.

Nutricionista. Professora Doutora. UEMG/Unidade de Passos.

Djalma Reis do Carmo, UEMG - Unidade de Passos.

Fisioterapeuta. Professor Mestre. UEMG/Unidade de Passos.

Downloads

Publicado

2017-04-24

Como Citar

Delfraro Carmo, T. M., Almeida, J. de C., do Carmo, D. R., Godoi, M. de S., Silva, M. C. da, & Carmo, T. J. D. (2017). Monofilamento de Semmes-Weinstein: uma avaliação da sensibilidade protetora dos pés na prevenção da úlcera plantar entre pacientes diabéticos. Ciência ET Praxis, 8(15), 29–34. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2151

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS DA SAÚDE