Implantação de uma base de dados digital do meio físico e socioeconômico da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Bocaina (Passos - MG)

Autores

  • Ana Paula Jacó
  • Naara Aline Tossani de Melo
  • Ana Cláudia Pereira Carvalho
  • Eduardo Goulart Collares FESP|UEMG

Palavras-chave:

Gestão dos recursos hídricos, Cartografia Geotécnica e Geoambiental, Geoprocessamento.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa é parte integrante do Projeto Grande Minas - União pelas Águas, que realizou o Zonea­mento Ambiental das Sub-bacias Hidrográficas dos Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande. Após a obtenção dos produtos finais, entra-se, agora, na última fase do zoneamento, que visa a implementação dos dados produzidos e sua aplicação direta para contribuir no processo de gestão dos recursos hídricos das sub-bacias da área de estu­do. Neste trabalho estuda-se, especificamente, a Sub-bacia Hidrográfica do Ribeirão Bocaina, considerada uma das 34 sub-bacias que envolvem a Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande e situa-se no município de Passos-MG, possuindo uma área de 457,9 km². O objetivo busca dar uma contribuição para a gestão dos recursos hídricos nesta sub-bacia, por meio da disponibilização de instrumentos cartográficos e, com isto, contribuir com a sua preservação e uso sustentável, uma vez que a bacia vem sofrendo com a degradação do seu recurso hídrico. A sistemática metodológica envolve uma análise dos aspectos legais e a construção de uma base de dados digital georreferenciada contendo informações sobre os meios físicos e socioeconômicos da sub-bacia para que possam ser utilizadas diretamente pelo gestor público nas tomadas de decisões. A base de dados produz­ida conta com uma série de mapas digitais, tais como: mapas climáticos, de solos, declividades, geomorfológico, geológicos, de sistemas aquíferos, hidrográfico, uso e ocupação do solo, atividades modificadoras, dentre outros.

Palavras-chave: Gestão dos recursos hídricos; Cartografia Geotécnica e Geoambiental; Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Jacó, A. P., Melo, N. A. T. de, Carvalho, A. C. P., & Collares, E. G. (2017). Implantação de uma base de dados digital do meio físico e socioeconômico da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Bocaina (Passos - MG). Ciência ET Praxis, 9(17), 59–66. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2273

Edição

Seção

Artigos