• Determinação do teor de etanol na gasolina dos postos de combustíveis do município de Passos (MG)

Bruno Luiz Rodrigues Amparado, Maria José Reis, Diogo Gontijo Borges

Resumo


Desde a Revolução Industrial, o desenvolvimento da humanidade está intimamente ligado à busca por novas fontes de energia. Essas fontes são, na atualidade, uma das principais preocupações mundiais, devido a sua capacidade de afetar o meio ambiente. Dentre elas destaca-se a gasolina, um dos principais combustíveis utilizados por veículos automotores no Brasil. Ela é uma mistura de nafta, que é um produto da destilação do petróleo, com solventes e álcool anidro. Portanto, a gasolina não tem uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o processo de refino. Na tentativa de controlar as emissões de poluentes, novas tecnologias passaram a ser estudadas. Surgiram os veículos flex, que permitem a utilização de álcool e gasolina ou a misturas entre os dois combustíveis, em um mesmo tanque. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina, a mistura resultante é homogênea (monofásica) em uma proporção de no máximo 27% em volume. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal a coleta e análise de amostras de gasolina de diferentes postos da região de Passos/MG com o intuito de avaliar a quantidade de álcool presente comparando as especificações da ANP-Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os resultados mostraram que tanto as amostras coletadas em postos de gasolina credenciados quanto os de bandeira branca, apresentam teor de mistura gasolina/álcool entre 20 e 26%, estando dentro da legislação descrita pela ANP, concluindo assim que os postos analisados estão comercializando gasolina com a especificação que a legislação determina.


Palavras-chave


combustível, teor de álcool, teste da proveta

Texto completo:

PDF

Referências


ANP – AGÊNCIA NACIONAL DO PETROLEO GAS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEL. Disponível em: http://www.anp.gov.br/wwwanp. Acesso em : 20 jul. de 2017.

AMPARADO, B. L. R. Análise do Teor de Etanol na Gasolina nos Postos de Combustíveis do Município de Passos-Mg. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, 2016.

BARROS, D.; OLIVEIRA, V.; SANTANA, M. F. E.; CARVALHO, D. D. Caracterização ambiental dos postos de revenda de combustíveis no rio de janeiro. XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 2008

CARVALHO, F. I. M.; DANTAS FILHO, H. A. Estudo da qualidade da gasolina tipo a e sua composição química empregando análise de componentes principais. Quim. Nova, v. 37, n. 1, p. 33-38, 2014.

CHAGAS, I. P. Desenvolvimento de um fotômetro portátil NIR para determinação do teor de água no álcool combustível e do teor de etanol na gasolina . 2006. 151 f. Tese (Doutorado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Campinas, Campinas, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REVISTA CIÊNCIA ET PRAXIS

ISSN (edição impressa): 1984-5782   ISSN (edição online): 1983-912X

 

WebQualis - Quadriênio 2013-2016 - Acesso em 24/04/19.