Abordagens educativas: a hanseníase no âmbito escolar

Autores

  • Elton Junio Sady Prates Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos. https://orcid.org/0000-0002-5049-186X
  • Maria Luiza Sady Prates Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos.
  • Gabriela Romão de Almeida Carvalho Santos Universidade Salvador (UNIFACS).
  • Maisa Tavares de Souza Leite Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos.

Palavras-chave:

Hanseníase, Saúde do Escolar, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar abordagens educativas sobre hanseníase no âmbito escolar. Método: trata-se de um estudo descritivo por meio de revisão integrativa de literatura. Realizou-se um levantamento online dos artigos publicados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e nas revistas Saúde e Transformação Social e Educação em Ciência e Matemáticas, nos anos de 2006 a 2016. Resultados: após análise, foram selecionados 11 artigos. Evidenciou-se que há uma escassez de informações dos alunos sobre hanseníase e que por meio de abordagens educativas nas escolas, eles aprendem sobre essa enfermidade de forma eficaz, podendo disseminar essas informações para a comunidade. Conclusão: é necessário que os profissionais de saúde incentivem e colaborem com a educação em saúde sobre hanseníase nas escolas, com a adoção de métodos ativos de aprendizagem para que os alunos reflitam sobre seu próprio bem-estar e, consequentemente, adotem práticas que contribuam para a disseminação deste assunto fora do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Elton Junio Sady Prates, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos.

Graduando em Enfermagem.

Maria Luiza Sady Prates, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos.

Graduanda em Enfermagem.

Gabriela Romão de Almeida Carvalho Santos, Universidade Salvador (UNIFACS).

Graduanda em Enfermagem.

Maisa Tavares de Souza Leite, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos.

Doutora em Ciências, Professora do Departamento de Enfermagem.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Prates, E. J. S., Prates, M. L. S., Santos, G. R. de A. C., & Leite, M. T. de S. (2017). Abordagens educativas: a hanseníase no âmbito escolar. Ciência ET Praxis, 9(18), 29–34. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2468

Edição

Seção

Artigos