• Abordagens educativas: a hanseníase no âmbito escolar

Elton Junio Sady Prates, Maria Luiza Sady Prates, Gabriela Romão de Almeida Carvalho Santos, Maisa Tavares de Souza Leite

Resumo


Objetivo: avaliar abordagens educativas sobre hanseníase no âmbito escolar. Método: trata-se de um estudo descritivo por meio de revisão integrativa de literatura. Realizou-se um levantamento online dos artigos publicados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e nas revistas Saúde e Transformação Social e Educação em Ciência e Matemáticas, nos anos de 2006 a 2016. Resultados: após análise, foram selecionados 11 artigos. Evidenciou-se que há uma escassez de informações dos alunos sobre hanseníase e que por meio de abordagens educativas nas escolas, eles aprendem sobre essa enfermidade de forma eficaz, podendo disseminar essas informações para a comunidade. Conclusão: é necessário que os profissionais de saúde incentivem e colaborem com a educação em saúde sobre hanseníase nas escolas, com a adoção de métodos ativos de aprendizagem para que os alunos reflitam sobre seu próprio bem-estar e, consequentemente, adotem práticas que contribuam para a disseminação deste assunto fora do ambiente escolar.

Palavras-chave


Hanseníase; Saúde do Escolar; Educação em Saúde.

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WebQualis - Quadriênio 2013-2016 - Acesso em 24/04/19.