A importância da literatura na educação infantil

Autores

  • Carolina Taciana Pinati UEMG
  • Amanda da Silva Almeida
  • Gelza Gaudêncio Pereira
  • Rosânia Aparecida de Sousa Fonseca
  • Marcelo Santos
  • Gisele Aparecida Ribeiro

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura, Literatura

Resumo

O trabalho em questão discorre sobre a importância da Literatura na Educação Infantil tendo como objetivo analisar a forma como a Literatura Infantil pode auxiliar no desenvolvimento das crianças. Enfatiza a história da Literatura Infantil desde que surgiu até os dias atuais, destacando que ela se faz presente na sala de aula. Aponta que o auxílio do professor é essencial para que a literatura infantil seja bem trabalhada, discorrendo sobre os mais diversos métodos utilizados por ele para conseguir prender a atenção das crianças. Demonstra algumas ferramentas de ensino que auxiliam na leitura dessa literatura, dispondo que são eficazes no resultado. O trabalho é feito através de pesquisa bibliográfica por meio dos sites SCIELO e Google Scholar, nos quais são retirados artigos para sua discussão. A metodologia utilizada é a dedutiva com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados feita através de entrevista. É através dessa literatura que a leitura é melhorada, possibilitando transformar a criança em um leitor pensante, com capacidade de se destacar como cidadão, enxergando sua realidade na sociedade, dessa maneira transformando o seu futuro.

Biografia do Autor

Carolina Taciana Pinati, UEMG

Mestra em Linguística pela Unifran desde 2012. Possui graduação em Normal Superior pela União das Escolas Superiores de Paraíso (2007). Pós-graduada em Gestão Educacional pelo Claretiano(2009). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Psicopedagogia da Pedagogia e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e professora regente de turma pela Prefeitura Municipal de Passos/MG. Como professora, desenvolve práticas educativas que possam aperfeiçoar sempre mais os conhecimentos adquiridos. Concorreu no ano de 2010, ao Projeto Semeando SENAR MINAS FAEMG e Sindicato dos Produtores Rurais juntamente com o SEBRAE, com o tema ?Pensar globalmente, agindo localmente?, tendo o trabalho reconhecido pelo jornal Sudoeste, Jornal Folha da Manhã, site do programa SENAR MINAS: http://www.programasemeando.org.br/News.aspx?Code=1662&ParentPath=News&ContentVersion=R. Recebeu no ano de 2014 o título de Professor Nota A pela Prefeitua Municipal de Passos. Compõe o NDE do curso de Pedagogia desde 2015. Participou da elaboração do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em 2016. Participa das comissões de avaliação de projetos PAPq.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Pinati, C. T., Almeida, A. da S., Pereira, G. G., Fonseca, R. A. de S., Santos, M., & Ribeiro, G. A. (2017). A importância da literatura na educação infantil. Ciência ET Praxis, 10(19), 49–56. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2657

Edição

Seção

Artigos