• Comunidade de parasitóides associados ao bicho-mineiro (Leucoptera coffeella Guérin-Mèneville) em folhas de café (Coffea arábica L.) cultivadas no Sudoeste de Minas Gerais

Angélica de Melo Franklin, Francislene Karina Martins, Eder Sebastião Costa, Juliano Fiorelili Nunes

Resumo


O Bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) (Guérin-Mèneville) é um micro lepidóptero considerado a principal praga do cafeeiro no Brasil. As injúrias são provocadas pelas lagartas, que afetam a produtividade devido à redução da área foliar e, em altas infestações, provocam desfolhas. O projeto teve como principal objetivo identificar a comunidade de insetos, especialmente os de hábito parasitoide, emergidos das folhas de café Coffea arabica L. contendo o Bicho-mineiro, visando encontrar possíveis agentes para controle biológico desta praga no Sudoeste de Minas Gerais. Foram coletadas mensalmente em uma fazenda em Passos, MG, 50 folhas de café com indícios do Bicho-mineiro, e levadas para o laboratório de Zoologia e colocadas individualmente em esponjas florais umedecidas, dentro de potes plásticos de 750ml. Os potes foram observados periodicamente para a retirada dos insetos emergidos e assim feita a identificação dos mesmos. Das 300 folhas recolhidas (6 coletas) emergiram 44 himenópteros parasitoides dos quais, 24 pertencem a família Eulophidae, 4 pertencem a família Eupelmidae e 16 pertencem a família Braconidae distribuídos em 3 subfamílias Opiinae (Utetes sp.), Orgilinae (Orgilus sp.) e Rogadinae (Stiropius sp.). O total de mariposas emergidas foram 358. O mês que mais houve Hymenoptera nas folhas foi o mês de Julho sendo 14 Eulophidae coletados. Os resultados mostram que há uma fauna considerável de himenópteros parasitoides que utilizam o Bicho-mineiro como hospedeiro, sendo, portanto, potenciais agentes de controle biológico aplicado nas lavouras de café da região.

Palavras-chave


Pragas do café; Coffea arabica; Controle biológico

Texto completo:

PDF

Referências


ANDROCIOLI, H.G.; Controle do bicho-mineiro e de doenças do cafeeiro com insumos potenciais para o sistema orgânico. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Londrina. Londrina 2010.

BRITO, C. D.; Diversidade de himenópteros parasitoides em agroecossistema cafeeiro sombreado com perspectiva ao controle biológico. Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia – Fortaleza/CE. 2011

CONAB. Segundo Levantamento de Safra. Junho/2015 Disponível em: www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/15_06_10_09_24_57_boletim_cafe_junho_2015.pdf Acesso em 21/10/2015

CONAB. Segundo Levantamento de Safra. Maio/2017 Disponível em: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_05_18_15_37_37_boletim_cafe_-_maio_2017.pdf Acesso em 16/06/2017

FERNADES, L. G.; Diversidade de inimigos naturais de pragas do cafeeiro em diferentes sistemas de cultivos. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Lavras. 2013.

FERREIRA, F.V.; Diversidade de Himenópteros parasitoides em cultivo orgânico de café (Coffea arabica L.¬¬¬) e a influência de um fragmento de florestas Dissertação (Mestrado em Entomologia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras. 2010

HANSON, P. E.; GAULD, I. D.; Hymenopteras de la region Neotropical. Memoirs of the American Entomological Instituite, v. 77 994p., 2006.

MIRANDA, N. F. Parasitoides (Hym.,Eulophidae) de bicho-mineiro Leucoptera coffeella (Guérin-Mèneville) (Lep., Lyonetiidae). Dissertação (Mestrado em Entomologia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, 2009.

MORAIS, O. B.; FERNANDES, L. G.; SILVA, V. F.; Avaliação e identificação de vespas predadoras no controle do bicho-mineiro do cafeeiro Leucoptera coffeella. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campos Machado, ano de pesquisa 2017.

PIERRE, L.S.R.; Níveis populacionais de Leucoptera coffeella (Lepidóptera: Lyonetiidae) e Hypothenemus hampei (Coleoptera: Scolytidae) e a ocorrência de seus parasitoides em sistemas de produção de café orgânico e convencional. Tese (Doutorado em Ciências. Área de concentração: Entomologia) – Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Piracicaba 2011.

SANTOS, P. S.; Diversidade de Himenópteros parasitoides em áreas de mata-de-cipó e cafezais em Vitória da Conquista - BA. Tese (Mestrado em Agronomia, área de concentração em Fitotecnia) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Vitoria da conquista, BA 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ciência ET Praxis

ISSN (edição impressa): 1984-5782   ISSN (edição online): 1983-912X