O “corpo perfeito” na revista boa forma: o discurso didatizado que objetiva e subjetiva

Autores

  • Michelle Aparecida Pereira Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) -Unidade de Passos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Gabriela Vilela Andrade UEMG - Unidade Passos

Palavras-chave:

Corpo, Discurso, Objetivação/Subjetivação

Resumo

A revista Boa Forma, vista como um guia para mulheres que se preocupam com a saúde e beleza do corpo, tem enunciados que podem ser considerados didatizados, ou seja, que pretendem ensinar algo a alguém. No instante em que Boa Forma tem a intenção de ensinar a mulher a se tornar/permanecer magra, nos parece que ela contribui para a objetivação e, consequente subjetivação do sujeito. Analisaremos os enunciados didatizados da revista Boa Forma à luz das teorias da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os estudos de Michel Foucault e Jean-Jacques Courtine. Tomaremos, portanto, o corpo como um local de inscrição discursiva, ou seja, caracterizado segundo todos os dizeres já proferidos sobre ele ao longo do tempo

Biografia do Autor

Michelle Aparecida Pereira Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) -Unidade de Passos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluna do doutorado no programa de pós-graduação em linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, linha "Linguagem e Discurso". Estuda a constituição discursiva do corpo feminino à luz da Análise do Discurso, amparando-se nos estudos de Michel Foucault e Jean-Jacques Courtine. Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN), 2013. Graduada em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia de Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), 2008. É coordenadora dos cursos de Graduação em Letras-Português e Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, unidade de Passos. É docente dos mesmos cursos. Possui experiência como docente também em cursos de graduação em Administração, História, Pedagogia, Física e Educação Física, ministrando disciplinas da área de Língua Materna, Metodologia do Trabalho Científico e Formação Geral. Possui experiência na coordenação de Estágio no curso de Letras, além de ampla experiência como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação nas séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursinho pré-vestibular, tanto no ensino público quanto no particular, em escolas das redes Dom Bosco, Positivo, Coc e Bernoulli. Atuou também no Ensino Técnico, tendo ministrado as disciplinas de Língua Portuguesa e Comunicação Empresarial no Senac-MG, São Sebastião do Paraíso. Possui experiência na Gestão Pedagógica, como Coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental em escola particular de São Sebastião do Paraíso, MG. É pesquisadora da área do discurso em suas interfaces com as mídias e com o corpo feminino.

Referências

COURTINE, J.J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad.: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal,1979.

______. História da Sexualidade, I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012 [1988].

______. História da Sexualidade, 3: O cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011 [1985].

LOPES, M. A. P. Da moda do corpo ao corpo da moda: Descontinuidades Discursivas sobre o sujeito gordo. In: Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso - 2014, 2014, São Carlos. Caderno de Resumos, 2014a.

LOPES, M. A. P. O corpo sob controle - Análise Discursiva dos episódios de não contratação de professores obesos no estado de São Paulo. In: 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Caderno de Resumos, 2014b.

REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Pereira Lopes, M. A., & Andrade, G. V. (2017). O “corpo perfeito” na revista boa forma: o discurso didatizado que objetiva e subjetiva. Ciência ET Praxis, 10(19), 71–75. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2663

Edição

Seção

Artigos