As ações sociais e políticas de Monsenhor Ernesto Cavicchioli

Autores

  • Adelino Francklin UEMG-Unidade Passos.
  • Thays Vitória Santana

Palavras-chave:

Projetos Sociais. Desenvolvimento socioeconômico. História regional.

Resumo

Esse artigo foi desenvolvido com objetivo de comprovar as contribuições e a importância de Monsenhor Ernesto Cavicchioli para o desenvolvimento social, educacional e econômico do município de Itaú de Minas-MG.  Tem como questão norteadora: as ações sociais e políticas do Monsenhor Ernesto contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do município de Itaú de Minas? Para a realização desta pesquisa, que é resultante de um trabalho de conclusão de curso, foi desenvolvida uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo através de entrevistas com pessoas que tiveram uma convivência com o Monsenhor e que puderam observar de perto essas ações desenvolvidas por ele. Através dessa pesquisa, foi possível compreender a importância de resgatar a história regional, dando forma a identidade de uma sociedade. Nesse trabalho, foi possível registrar o início do desenvolvimento de uma comunidade através do esforço dos moradores da própria comunidade, demonstrando suas dificuldades, lutas e conquistas para construir um caminho de progresso. 

Biografia do Autor

Adelino Francklin, UEMG-Unidade Passos.

Doutorando em Educação pela UFSCar. Mestre em Educação Escolar. Graduado em História. Especialista em Ensino de Filosofia, História e Cultura Afro-Brasileira e Mídias na Educação.

Referências

ANDRADE, Alberto Kirchner De. Estação de Itaú, Berço Histórico de Uma Cidade. 1.ed. Itaú de Minas: Gráfica e Editora Letrícia, 2001.

BARBOSA, Tadeu e APARECIDA, Maria. Monsenhor Ernesto Em... Uma História de Amor Sem Limites. 1.ed. Itaú de Minas: Editora Cristal, 2008.

CAMPOS, Vania Antonia. Histórico de Itaú de Minas. In: Dossiê de Tombamento -Conjunto Arquitetônico do Cecoi Antiga Fábrica de Cimento Itaú. Itaú de Minas, 2003.

CENTRO DE ESTUDO E OBRAS SOCIAIS “GURILÂNDIA” SÃO DOMINGOS SÁVIO. Registro de Atas da Diretoria do Centro de Estudos e Obras Sociais Gurilândia São Domingos Sávio v. 1. Itaú de Minas: 1958-2014

CENTRO DE ESTUDO E OBRAS SOCIAIS “GURILÂNDIA” SÃO DOMINGOS SÁVIO. Registro de Atas da Diretoria do Centro de Estudos e Obras Sociais Gurilândia São Domingos Sávio. v. 2. Itaú de Minas: 1983-1994

COSTA, Beatriz Morem da.Capital Social e Organizações do terceiro setor em Porto Alegre. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

LECHAT, Noelle Marie Paule. Economia social, economia solidária, terceiro setor: do que se trata?. In: Civitas – Revista de Ciências Sociais. v.2. n.1. p. 123-140. Porto Alegre: Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MENDES, Luiz Carlos Abreu. Visitando o “terceiro setor” (ou parte dele). In: Texto para discussão n. 647. Brasília: Ipla – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1999.

OLIVEIRA, Edgar Rodrigues de. Metodologia de Pesquisa I. Passos: Publicação FESP, 2012.

PAROQUIA SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS. Livro do Tombo. v.1. Itaú de Minas: 1941-1993.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Francklin, A., & Santana, T. V. (2019). As ações sociais e políticas de Monsenhor Ernesto Cavicchioli. Ciência ET Praxis, 11(21), 21–28. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2676

Edição

Seção

Artigos