A produção de material didático e suas implicações para o ensino de fotossíntese e respiração vegetal

Autores

  • Jeniffer Natália Teles UNESP- Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" campus de Botucatu.
  • Lílian Sauer Albertini UNESP-Botucatu e escola estadual DR Armando Salles de Oliveira
  • Valdir Gonzalez Paixão Júnior UNESP-Botucatu

Palavras-chave:

Educação, Didática, Interdisciplinaridade, Ensino fundamental, PIBID

Resumo

O presente trabalho visa caracterizar e descrever a atividade lúdica feita na escola estadual “Dr. Armando de Salles Oliveira”, na cidade de Botucatu – SP, durante o segundo bimestre de 2016. A atividade foi efetuada por alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da UNESP, câmpus de Botucatu, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Durante a execução das atividades, foi observado um forte envolvimento dos alunos com a confecção do material e uma aproximação do próprio grupo como um todo. Verificou-se que o material didático criou um ambiente mais agradável entre os alunos, estimulando a interação entre eles, além de lhes proporcionar uma aprendizagem diferenciada.

Biografia do Autor

Jeniffer Natália Teles, UNESP- Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" campus de Botucatu.

Possui licenciatura em ciências biológicas pela UNESP-Botucatu, fez estágio no programaPIBID durante 3 anos no departamento de educação do instituto de biociências de Botucatu.Atualmente faz mestrado em ciências biológicas(zoologia) na Unesp de Botucatu.

Lílian Sauer Albertini, UNESP-Botucatu e escola estadual DR Armando Salles de Oliveira

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental, atuando nos seguintes temas: avaliação de riscos microbiológicos, Escherichia coli, microbiologia aplicada ao saneamento ambiental e água de lastro, resistência aos antibióticos e patogenicidade bacteriana. Atualmente leciona ciências e biologia na escola estadual Dr. Armando Salles de Oliveira

Valdir Gonzalez Paixão Júnior, UNESP-Botucatu

Doutor em Sociologia pela UNESP-Araraquara (2008), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e graduado em Filosofia e Pedagogia. É Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, câmpus de Botucatu, onde trabalha com as linhas de pesquisa Ética, Bioética e Educação, Bioética e complexidade, Educação em Direitos Humanos e formação escolar, Bioética, Direitos Humanos e Segurança Alimentar e Nutricional e Bioética e estudos em Hans Honas. Tem experiência na área de Ética, Bioética, Fundamentos de Filosofia e Ciências Humanas, Formação Docente e Gestão e política Educacional. É coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Subprojeto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ? IBB/UNESP desde 2014 e Membro Titular do Núcleo de Bioética em Situação Clínica do Hospital das Clínicas/FMB, UNESP. Possui pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Teles, J. N., Albertini, L. S., & Paixão Júnior, V. G. (2019). A produção de material didático e suas implicações para o ensino de fotossíntese e respiração vegetal. Ciência ET Praxis, 10(20), 7–10. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2690

Edição

Seção

Artigos