Ambiente saudável para idosos: uso racional de medicamentos

Autores

Palavras-chave:

idosos, saúde, longevidade, medicamentos

Resumo

Resumo: O aumento da expectativa de vida e consequente envelhecimento da população é um fator diretamente relacionado à formulação de estratégias voltadas à promoção de saúde e qualidade de vida dos cidadãos. Apresentando como princípio a valorização social do idoso, a Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM) é um programa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG- Unidade Passos) que visa o envelhecimento saudável da população. Nesse âmbito, o projeto tem como objetivo a realização de intervenções interdisciplinares na UNABEM, criando oportunidades para que os idosos sejam agentes de transformação de sua saúde e possibilitar assim uma longevidade saudável à essa população. Propõe-se suscitar uma reflexão acerca do uso racional de medicamentos e dos hábitos de vida em toda a comunidade, buscando criar mecanismos para o uso racional de medicamentos bem como desenvolver espaços para integração do conhecimento através de práticas de atenção à saúde dos idosos. As intervenções foram organizadas em três etapas, sendo elas: Elaboração e divulgação de uma cartilha sobre o Uso Racional de Medicamentos, dinâmicas focadas em incentivar hábitos de vida mais saudáveis e a realização de uma oficina para organização dos medicamentos que devem ser consumidos ao longo do dia pelos idosos. Posteriormente à cada fase, o impacto e a efetividade das ações foram avaliados através de determinadas atividades. Tornou-se evidente que tópicos como polifarmácia, assistência farmacêutica e automedicação abordados durante o desenvolvimento do projeto agregaram conhecimento com vistas à uma reflexão sobre o uso excessivo e inadequado de remédios e a importância de hábitos saudáveis no cotidiano dos idosos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Silva

Ana Flavia Silva

Acadêmica de Medicina

Universidade do Estado de Minas Gerais - Passos - MG

Referências

AFONSO, L. Oficinas em Dinâmica de Grupo: Um método de intervenção psicossocial. Edições do Campo Social, Belo Horizonte. 2002.

ARAÚJO, L.F.; COELHO, C.G.; MENDONÇA, E.T.; VAZ, A.V.M.; Siqueira-Batista R.; Cotta R.M.M.; Evidências da contribuição dos programas de assistência ao idoso na promoção do envelhecimento saudável no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2011:30(1):80–6.

BRASIL. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Manual técnico para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar. 4ª Edição. Rio de Janeiro: ANS; 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Cadernos de atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 192p.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva. 2000, vol.5, n.1, pp.163-177.

CARVALHO, Janaína de Pina,; BARROS, Mary Gomes,; FALQUETO, Elda. Uso correto de medicamentos: cartilha. / 2.ed. - Rio de Janeiro : Instituto de Tecnologia em Fármacos, 2013.

CHAIMOWICZ, Flávio. Saúde do idoso. 2. ed. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2013.

GORZONI, M. L.; FABBRI, R. M. A.; PIRES, S. L. Medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 58. n. 4, p. 442-446, jul./ago. 2012.

HUFFENBAECHER, P.; VARALLO, F.R.; MASTROIANNI, P.C.; Medicamentos inadequados para idosos na estratégia da saúde da família. Revista Ciências Exatas. 2012; 8(3): 56-67.

MACIEL, Fabiana de Paiva. Dificuldade do idoso na terapêutica plurimedicamentosa e seus efeitos colaterais - Iatrogênia. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Campos Gerais, 2010.

SILVA, J.E.G. Acompanhamento farmacoterapêutico em um abrigo de longa permanência para idosos: detecção de RNM e intervenções. PI, 2011. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2011.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Paula Silva, J., & Silva, A. F. (2019). Ambiente saudável para idosos: uso racional de medicamentos. Ciência ET Praxis, 12(23), 41–44. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2851

Edição

Seção

Artigos