Diagnóstico da área do distrito da Babilônia e da bacia do Ribeirão Formiga da Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Autores

  • Ana Carina Zanollo Biazotti Collares UEMG | Passos
  • Augusto dos Santos Rodrigues

Palavras-chave:

Parque Nacional da Serra da Canastra. Recursos Hídricos. Atividades Antrópicas.

Resumo

A Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), onde se localiza o Distrito da Babilônia com aproximadamente 130.000 ha de área não regularizada, é formada por recursos hídricos, dentre eles, o Ribeirão Formiga, que abastece a população urbana do distrito, além de ajudar também nas atividades agropecuárias. Utilizou-se para esta avaliação de dados do Projeto Grande Minas (Collares, 2013) e investigações de campo para confirmação dos dados observados nas imagens de satélite. Observou-se que parte da área avaliada apresenta-se preservada, entretanto, existem áreas onde as atividades antrópicas relacionadas ao turismo e a agropecuária estão colocando em risco todo o ecossistema local. Desta forma, devido às modificações antrópicas ocorrentes na região optou-se por efetuar esta pesquisa com o objetivo de realizar um diagnóstico da área do Distrito da Babilônia e da Bacia do Ribeirão Formiga verificando-se os impactos negativos encontrados e propondo alternativas para sua minimização.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Collares, A. C. Z. B., & Rodrigues, A. dos S. (2019). Diagnóstico da área do distrito da Babilônia e da bacia do Ribeirão Formiga da Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG). Ciência ET Praxis, 11(21), 07–12. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/3912

Edição

Seção

Artigos