O Serviço Social e sua relação de trabalho junto ao poder judiciário

Autores

  • Itamar Teodoro de Faria UEMG | Passos
  • Mírian Taliberti Silva

Palavras-chave:

Serviço Social, Poder Judiciário, Desafios da Questão Social, Atuação do Assistente Social.

Resumo

O presente artigo pretende mostrar como se desenvolve o Serviço Social no espaço ocupacional junto ao Poder Judiciário mais especificamente, dentro do Setor Técnico que atende a Vara da Infância e Juventude, salientando a importância do comprometimento desses profissionais com o Projeto Ético Político do Serviço Social, e apontar a ampliação ao acesso dos Direitos das crianças e adolescentes que se apresentam como demanda no cotidiano profissional. Com um pequeno recuo histórico sobre o surgimento do Serviço Social, aborda-se o aumento da demanda, devido aos contundentes reflexos da questão social, tão presentes na atualidade, estas que são consequências das desigualdades produzidas pelo sistema capitalista. Por fim, penetrar no campo dos desafios encarados por estes profissionais, por meio de metodologia que inclui pesquisa bibliográfica e qualitativa, relatos e informações que gerem resultados de forma claros e concisos, bem como articulações de atendimento, numa perspectiva de objetivar ao trabalho, não a criminalização dos sujeitos, mas no acesso aos direitos sonegados pelas classes dominantes. E também mostrar que o relevante papel do assistente Social no Poder Judiciário mudou de forma singular, sistêmica e humanizada. Essas mudanças societárias nos tempos de globalização produziram alterações no mundo do trabalho em destaque nas últimas décadas, decorrentes da crise do capital, configurando-se no aumento do desemprego, do subemprego, das novas formas de trabalho (por tempo determinado, por hora, por projeto) e denotam divergência de interesses, em alguns casos sem a perspectiva de trabalho continuado, espécie de trabalho “paliativo” decorrente do imediatismo em que não são medidas as consequências futuras –  relacionadas à vida e desígnios dos usuários/familiares/comunidades envolvidas neste processo. Desta forma, estas novas demandas cobertas destas determinações chegam aos profissionais exigindo deles mediações com novas competências e algumas vezes desprovidas da imposição de critérios de qualidade por força da urgência, prazos, quantidade de casos e requisições na prestação do serviço social.

Biografia do Autor

Itamar Teodoro de Faria, UEMG | Passos

Professor, Diretor acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem experiência na docência em nível superior nas áreas de História, Antropologia, Sociologia, Política, Filosofia e Educação. 

Mírian Taliberti Silva

Acadêmica do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG- Unidade Passos. 

Referências

BORGIANNI, Elisabete in Revista Social e Sociedade n. 115. Para Entender o Serviço Social na Área Sociojurídica. São Paulo: Cortez, 2013. P. 407-442.

CFESS, (Conselho Federal de Serviço Social), Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico subsídios para reflexão, Brasília (DF) | 2014- Grupo de trabalhos. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESSsubsidios_sociojuridico2014.pdf, Acessado em 30/10/2015 às 20:30.

CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação (título provisório). Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação. CFESS, 2011. Disponível em: Acessado em: 26/07/2012.

FÁVERO, Eunice Teresinha. Instruções Sociais de Processos, Sentenças e Decisões. Brasília/DF: CFESS/ABEPSS, 2009. P. 609-636.

FÁVERO, Eunice Teresinha; MELÃO, Magda Jorge Ribeiro; JORGE, Maria Rachel Tolosa. (ORGs). O Serviço Social e a Psicologia no Judiciário. 4º Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

IAMAMOTO, M Projeto Profissional e trabalho do Assistente social: o Serviço Social no tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. FÁVERO, E ET ali (org). O Serviço Social e a psicologia no Judiciário. São Paulo: Cortez, 2005

https://www.oas.org/juridico/mla/pt/dom/pt_dom-int-desc-pj.pdf, acessado em 30/10/2015 às 17:40.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 327p. ISBN: 8522421110.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. 112 p.

BARROS, A. J. S.; LEFHELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Afiliada, 2007.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da.Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GIL, Carlos Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, Jorge. O fazer do trabalho científico em Ciências Sociais Aplicadas. Recife: Editora universitária da UPFE, 2006.

MARCONI, Mariana de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas,2006.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo. Hucitec, 2004.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Faria, I. T. de, & Silva, M. T. (2019). O Serviço Social e sua relação de trabalho junto ao poder judiciário. Ciência ET Praxis, 11(21), 29–34. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/3959

Edição

Seção

Artigos