Tramas, intrigas e interesses: o rádio e a política no início do século XX

Autores

  • Itamar Teodoro de Faria UEMG | Passos
  • Guilherme dos Reis SOARES

Palavras-chave:

Política, Rádio, Vargas.

Resumo

A inserção do rádio no Brasil, no início do século XX, trouxe profundos impactos nas mais diversas esferas da sociedade. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo, esta reflexão tem como foco as relações entre o processo de disseminação do rádio no Brasil e as suas influências na esfera política. Este estudo analisa, primeiramente, a relação entre o presidente Getúlio Vargas e o nascente sistema radiofônico, abordando o crescimento de Vargas utilizando o rádio, e o crescimento do rádio sendo utilizado por Vargas. Após a expansão astronômica do rádio na década de 30, Vargas passa a utilizá-lo como instrumento de controle social, criando programas oficiais de irradiação de noticias e conduzindo o eleitorado ao seu colo paterno. O texto propõe também desmistificar a ideia, muito propagada, que o rádio foi apenas um instrumento de lazer, não sendo usado para controle e doutrinação de massas. Para finalizar são abordados os impactos posteriores ao período Varguista, a forma como o rádio deixou sua marca para a política de forma permanente.

 

 

Biografia do Autor

Itamar Teodoro de Faria, UEMG | Passos

Professor, Diretor Acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem experiência na docência em nível superior nas áreas de História, Antropologia, Sociologia, Política, Filosofia e Educação. 

Guilherme dos Reis SOARES

Graduando em História pela Fundação de Ensino Superior de Passos-

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto a. Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GIL, Carlos Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o oficio do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001

BURKE, P e BRIGGS, A. Uma história social da mídia - de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2006.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1995.

HOBSBAWN, Eric. Era Dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991. 2° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 245.

MARX, Karl; ENGELS,Friedrich. A Ideologia Alemã. São paulo: Boitempo, 2007.

MARTINS, Fábio. Senhores ouvintes, no ar... A cidade e o rádio. Belo Horizonte: Com Arte, 2010.

NETO, Lira. Getúlio Vargas: Dos anos de formaçao à conquista do poder (1882 - 1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ORTRIWANO, Gisela. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus Editorial, 1985.

PAIVA, Vanessa. A voz, a escrita e a escuta radiofônicas in Prata, Nair. O rádio entre as montanhas: histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira. Belo Horizonte: Fundac, 2010.

SKIDMORE, Thomas E.. Brasil: de Getúlio a Castelo Branco (1930-1964). 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

SEVCENKO, Nicolau. Historia da vida privada no Brasil Republica: da belle époque à Era do Rádio. São Paulo: Schwarcs, 1999. Vol. 3.

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Faria, I. T. de, & SOARES, G. dos R. (2019). Tramas, intrigas e interesses: o rádio e a política no início do século XX. Ciência ET Praxis, 11(22), 83–88. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/3961

Edição

Seção

Artigos