O planejamento urbano e o Plano Diretor: um desafio para as cidades

Autores

  • Juliana Castro Torres Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Selma Cristina Tomé Pina Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Zaíra Garcia de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos

Palavras-chave:

Planejamento urbano. Plano Diretor. Sustentabilidade. Eficácia.

Resumo

O estudo pretende analisar o Planejamento Urbano através do Plano Diretor como instrumento de política pública que visa a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades, o uso adequado do solo, respeitando as funções sociais da propriedade e garantindo a dignidade. O planejamento urbano institui diretrizes de organização das áreas habitáveis, promovendo à população um ambiente ecologicamente equilibrado e organizado, buscando que todos tenham condições dignas de sobrevivência, como saneamento ambiental, educação, moradia, lazer, trabalho. Destaca-se a falta de controle sobre o uso e a ocupação inadequada do solo decorrentes da omissão do Poder Público podendo acarretar inúmeras consequências socioambientais, como inundações e desmoronamentos, geralmente, atingindo a população de baixa renda, que normalmente é alocada nas periferias das cidades, em áreas carentes de infraestrutura, pelo que se torna imprescindível que o Município siga a legislação de planejamento urbano promovendo a devida ordenação do território com um desenvolvimento equilibrado, assegurando o direito social da moradia, a justa distribuição de infraestrutura e serviços urbanos, o cumprimento da função social da propriedade e ainda pela participação popular imprescindível na gestão da cidade. A pesquisa se caracteriza como sendo teórica, qualitativa e bibliográfica e o método de procedimento é o dedutivo.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em < http://www.trtsp.jus.br/legislacao/constituicao-federal-emendas>. Acesso em 05 jul. 2017.

BRASIL. Lei 10.257, DE jul. 2001. Estatuto da Cidade. Brasília-DF, jul. 2001. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm> Acesso em: out. 2018.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. Malheiros. 16. ed. São Paulo: 2008.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 1. Novembro, 2004.

MUKAI, Toshio. Direito urbano-ambiental brasileiro. 2. ed. Rev. e ampl. São Paulo: Ed. Dialética, 2002.

MUKAI, Toshio. Temas atuais de direito urbanístico e ambiental. Belo Horizonte: Fórum, 2004.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. Malheiros. Ed.13. São Paulo: 2006.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. Malheiros. 16. ed. São Paulo: 2008.

JUNIOR. Nelson Saule. Direito à cidade: trilhas legais para o direito às cidades sustentáveis. São Paulo: Max Limonad, 2001.

WOLFF, Simone. Estatuto da Cidade: A Construção da Sustentabilidade..., Revista Jurídica Virtual - Brasília, vol. 4, n. 45, fev. 2003. Disponível em https://revistajuridica.presidencia.gov.br/index.php/saj/article/view/754/745. Acesso em 26 fev 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Torres, J. C., Pina, S. C. T., & Oliveira, Z. G. de. (2019). O planejamento urbano e o Plano Diretor: um desafio para as cidades. Ciência ET Praxis, 11(22), 43–48. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4029

Edição

Seção

Artigos