Psicologia e educação: uma experiência de ensino no curso de história.

Autores

  • Renata Farche Alves UEMG | Passos
  • Kenia Cristina M. Leal Innocente
  • Lucas Roberto Uliam

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, História

Resumo

Discorre-se sobre o processo de ensino aprendizagem da disciplina Psicologia e Educação, conduzido com base em metodologia ativa, em que necessariamente os discentes participam ativamente da construção de “saberes”, desempenhando atividades programadas com pró-atividade na atuação em pesquisas somadas aos referenciais teóricos, pré- determinados pelas referências bibliográficas básicas e complementares proposta pela ementa do plano de ensino como parâmetro de planejamento. Possui como objetivo geral, descrever a experiência de ensino para o curso de licenciatura de história; e como objetivos específicos, discutir as respostas de uma avaliação formal de desempenho, e; alinhar achados teóricos das teorias de aprendizagem com assimilações de discentes participantes. A metodologia utilizada é qualitativa, em que se discutem qualitativamente os dados obtidos tendo como suporte um levantamento das principais fontes bibliográficas relativas. Conclui-se que a interação dialógica entre professor/aluno, aluno/aluno e teorias apresentou-se como um instrumento de aprendizagem significativa e condizente com o propósito de desenvolvimento de competências associadas ao plano de ensino. Acredita-se, que há caminhos possíveis, a partir de experiências de conhecimentos compartilhados e refletidos crítica e democraticamente. 

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VERAS, Renata da Silva, and Sandra Patrícia Ataíde

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

Alves, R. F., Innocente, K. C. M. L., & Uliam, L. R. (2019). Psicologia e educação: uma experiência de ensino no curso de história. Ciência ET Praxis, 12(23), 45–50. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4042

Edição

Seção

Artigos