Influência dos processos antropogênicos na qualidade da água e na estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos no córrego Pedra Branca, Alfenas (MG)

Autores

  • Jaqueline A. da Silva
  • Douglas de Pádua Andrade
  • Carlos Barbiere Coutinho
  • Deivid César de Pádua Andrade UEMG | Passos

Palavras-chave:

Ecossistemas. Qualidade. Lênticos ou lóticos. Macroinvertebrados.

Resumo

O estudo do ecossistema é fundamental para que possamos entender a interação do ambiente biótico e abiótico. Através deste estudo é possível criar métodos de bioindicar a saúde de um ecossistema. A qualidade do habitat é um dos fatores mais importantes no sucesso e estabelecimento das comunidades biológicas em ambientes lênticos ou lóticos. Os macroinvertebrados bentônicos desempenham importante papel no ecossistema já que estudos revelam sua importância no ecossistema como bioindicadores de qualidade de água. A qualidade da água do habitat é um dos fatores mais importantes no sucesso e estabelecimento das comunidades biológicas em ambientes lênticos ou lóticos. Dentro deste contexto o presente estudo teve como objetivo avaliar como os processos antropogênicos influenciam a qualidade da água a estrutura da comunidade de macroinvertebrados do Córrego da Pedra Branca no município de Alfenas (MG).

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Silva, J. A. da, Andrade, D. de P., Coutinho, C. B., & Andrade, D. C. de P. (2019). Influência dos processos antropogênicos na qualidade da água e na estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos no córrego Pedra Branca, Alfenas (MG). Ciência ET Praxis, 11(21), 121–128. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4182

Edição

Seção

Artigos