Literatura e resistência: uma análise discursiva do poema Ânsia de Azul de Gilka Machado

Autores

  • Michelle Aparecida Pereira Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Passos
  • Brenda Santos Faustino

Palavras-chave:

Discurso, Gilka Machado, Resistência

Resumo

Neste texto, buscamos analisar discursivamente o poema Ânsia de azul, escrito por Gilka Machado, para evidenciar o espaço de resistência aberto por ela, através de sua obra poética, de forma que essa resistência possa ser a hipótese para o apagamento de seu nome do cânone literário. Na sociedade patriarcal e opressora do início do século XX, a posição social das mulheres estava pré-determinada: filha obediente, esposa dedicada ao lar e ao cuidado com os filhos, mulher pudica a quem o desejo era negado. Contudo, naquele momento começam a emergir os ditos do discurso feminista, de teor reivindicatório, cujos sentidos emergem também na poesia de Gilka. O arcabouço teórico escolhido é a Análise do Discurso de linha francesa, com ênfase nas contribuições foucaultianas.

Biografia do Autor

Michelle Aparecida Pereira Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Passos

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (2013). Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos (2008) e Especialização Lato sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Calafiori (2010). Atualmente, é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras / Português da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, atuando também como docente do mesmo curso. É professora orientadora de alunos bolsistas em projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária. É líder do Grupo de Pesquisa "Discurso, mulher e mídias", na UEMG, Unidade de Passos e membro do grupo de estudos Labor (Laboratório de Estudos do Discurso), da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas sobre a constituição discursiva do corpo feminino e sobre o letramento e a leitura em diferentes suportes. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do discurso francesa, na perspectiva foucaultiana, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, discurso, dispositivo, mídia, produção de subjetividades, objetivação / subjetivação, dispositivo, biopoder e biopolítica, leitura e letramento

Brenda Santos Faustino

Graduada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Passos

Referências

BRANCO, L. C. As incuráveis feridas da natureza feminina. In _____; BRANDÃO, R. S.A mulher escrita. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2004.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault – um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Müller Xavier; revisão técnica Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DEL PRIORE, M. Conversas e histórias de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.

DEL PRIORE, M (Org.) História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.

FERNANDES, C.A . Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.

FERNANDES, C.A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 21 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

JAMYLE, R. (Org.) Gilka Machado – Poesia Completa. São Paulo: V. de Moura Mendonça – Livros, 2017.

REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Lopes, M. A. P., & Faustino, B. S. (2019). Literatura e resistência: uma análise discursiva do poema Ânsia de Azul de Gilka Machado. Ciência ET Praxis, 12(23), 65–70. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4243

Edição

Seção

Artigos