Eficiência de resfriamento de uma placa porosa umedecida construída com argila expandida

Autores

  • Flavio Alves Damasceno Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Eberson Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • José Inocêncio Dias Balieiro Discente da Universidade Federal de Lavras
  • João Antônio Costa do Nascimento Discente da Universidade Federal de Lavras
  • Manoel Reginaldo Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ambiente protegido. Resfriamento adiabático.

Resumo

Objetivou-se com este presente trabalho, avaliar a eficiência de resfriamento de uma placa porosa umedecida construída com argila expandida em uma estufa, localizada no Departamento de Fitopatologia da UFLA. Foram coletados dados de temperatura do ar (tbs) e umidade relativa (UR), durante os dias 13 e 14 de setembro de 2018, com sensores/registradores portáteis (±3%) em intervalos de 2 segundos. A eficiência média apresentada no período de avaliação foi de 69,5%, caracterizando boa eficiência para este tipo de material empregado.

Biografia do Autor

Flavio Alves Damasceno, Universidade do Estado de Minas Gerais

Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto no Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). No início de 2018, atuou como Pesquisador Visitante no Farm Technology Group da Wageningen University (Holanda), na calibração de sensores de baixo custo para monitoramento de gases em instalações Compost Barn. Pós-doutor em Bioclimatologia para Animais e Plantas pela Universidad Nacional de Colômbia - sede Medellin (2017). Doutor em Construções Rurais e Ambiência pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com treinamento sandwich no Biosystems and Agricultural Engineering pela University of Kentucky, onde atuou como pesquisador visitante. Mestre em Construções e Ambiência pela UFLA (2008), Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela UFLA (2008), graduado em Engenharia Agrícola pela UFLA (2006). Possui diversas atuações como consultor técnico e projetista de Instalações para criação de vacas leiteiras do tipo Compost Barn no Brasil, Argentina, Holanda e EUA. Realização de trabalhos científicos em conjunto com a University of Kentucky (EUA) e Universidade Nacional da Colômbia - Sede Medellín, com ênfase em modelagem matemática e simulação computacional de instalações animais. Publicação de alguns trabalhos científicos em congressos e revistas nacionais e internacionais, acompanhado de alguns softwares para as diversas áreas da Engenharia Agrícola (ainda não registrados). Possui alguns estágios realizados durante atividade acadêmica. Bons conhecimentos em informática. Inglês fluente para leitura e escrita.

Eberson Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Eberson Silva Concluiu doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2014), área de concentração em Construções e Ambiência. Concluiu mestrado em Engenharia Agrícola na área de Construções Rurais e Ambiência (UFLA), possui graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação de Ensino Superior de Passos/ filiada à Universidade Estadual de Minas Gerais FESP/UEMG (2005). Tem experiência na área agronômica e engenharia agrícola, especificamente na área de Construções e Ambiência, ambiência animal e conforto térmico para aves, bovinos, suínos e topografia. Atualmente, atua como Professor de Construções Rurais, Topografia e Climatologia e Meteorologia na UEMG/Passos. Foi professor substituto de Construções Rurais, Desenho Técnico e Topografia na Universidade de Rio Verde em 2008. Foi Conselheiro Regional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-MG (2012 a 2015). Em 2015 atuou como Coordenador da Comissão Permanente de Educação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-MG.

Referências

ANDRIOLO, J.L. Fisiologia das culturas protegidas. Santa Maria: UFSM, 1999.142p.

ASHRAE. Evaporative air cooling, Ch. 19. In 1992 HVAC Systems and Equipment

Handdbook. Atlanta, Ga.: Am. Soc. of Heating, Refrigerating, and Air Conditioning Engineers, Inc. 1992.

BAÊTA, F. C.; SOUZA, C. F. Ambiência em edificações rurais: conforto animal. Viçosa: UFV, 1997. 246p.

HARDOIM, P. C. Desenvolvimento de modelos móveis de estufas para emprego em cultivo protegido. (Notas de aula), Departamento de Engenharia / UFLA. 2002. 18p.

JENSEN, M. H.; MALTER, A. J. Protected Agriculture: a global review. Work Bank technical paper, n. 253, Washigton, 1995. 157p.

PEREIRA, A. W. P.; PEREIRA, G. M.. Efeito da cobertura plástica de casa-devegetação sobre os elementos meteorológicos em lavras, MG. Revista Ciência Agrotécnica. Lavras, v. 25, n. 4, p. 952-957, jul./ago., 2001.

SANTOS, P. A. Avaliação e predição do ambiente térmico em modelos reduzidos de galpões avícolas equipados com telhados natural e artificialmente ventilados. 2004. 76p. Tese (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.

SILVA, C. E. Comparação de painéis evaporativos de argila expandida e celulose para sistemas de resfriamento adiabático do ar em galpões avícolas com pressão negativa em modo túnel. 2002. 67p. Tese (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

VIGODERIS, R.B. Desenvolvimento de um protótipo para resfriamento adiabático evaporativo, em instalações climatizadas para animais, usando argila expandida. 2002. 53p. Tese (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Damasceno, F. A., Silva, E., Balieiro, J. I. D., Nascimento, J. A. C. do, & Ferreira, M. R. (2019). Eficiência de resfriamento de uma placa porosa umedecida construída com argila expandida. Ciência ET Praxis, 12(23), 07–10. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4251

Edição

Seção

Artigos