Oportunidades de aprendizagem: uma experiência em aulas de língua estrangeira

Autores

  • Aline Cristina Flávio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência em um curso de idiomas, constituindo um trabalho autorreflexivo do meu aprendizado, das oportunidades de aprendizagem que obtive enquanto aprendiz. O aporte teórico se fundamenta na noção de criação de oportunidade de aprendizagem de Crabbe (2003) e Allwrigth (2005) e sobre as formas de analisar as oportunidades (KUMARAVADIVELU, 2006; D’ESPÓSITO; CELANI, 2017). Os dados foram coletados por meio da confecção de diários reflexivos (LIBERALI, 1999; MIRANDA; FELICE, 2012) em que eram anotadas todas as reflexões feitas após as aulas. Os resultados da reflexão indicam que há criação de oportunidades de aprendizagem nesse curso de idiomas.

Biografia do Autor

Aline Cristina Flávio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: resenha acadêmica, modalização, produção de textos. Possui experiência em ensino de leitura e produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio e escrita acadêmica na graduação, já tendo lecionado diversas vezes a disciplina Leitura e Produção de Textos em universidades.  Atualmente é professora do curso de Letras da UEMG- Unidade de Passos.

 

Referências

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Silva, A. C. F. (2019). Oportunidades de aprendizagem: uma experiência em aulas de língua estrangeira. Ciência ET Praxis, 12(24), 41–46. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/4282

Edição

Seção

Artigos