Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Engenharia de Interesse Social?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Revista Eletrônica Engenharia de Interesse Social é um periódico científico dedicadoà divulgação eletrônica de artigos originais e resenhas críticas de estudos voltados parao debate da Engenharia como vetor de desenvolvimento social. Em seu escopo temático, propõe uma visão multidisciplinar da Engenharia, reconhecendo suas implicações nas dimensões ambiental, social, econômica, histórica, cultural, política e institucional,fundamentais para o desenvolvimento humano do cidadão brasileiro.Revista Eletrônica Engenharia de Interesse Social está aberta a submissões de doistipos originais: artigos originais e resenhas de livros.

• Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa acadêmica e científica;

• As resenhas de livros devem conter a análise de um trabalho frente um quadro de referência teórica da área proposta pelo autor, o qual deve avaliar e criticar a obra expondo seu ponto de vista pessoal. Serão priorizadas resenhas de livros lançados nos dois anos que antecedem a submissão. Se a resenha for aprovada, será solicitada pela nossa equipe um exemplar do livro.

Os artigos originais de pesquisa devem seguir o padrão convencional de Introdução,Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão. A Introdução deve ser curta,definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas doconhecimento que serão abordadas no artigo, a lém de justificar e apresentar os objetivos do artigo. A Metodologia deve ser descrita com as informações necessárias parapermitir a repetição do estudo por outro pesquisador. A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados que podem ser apresentados em conjunto ou em subtítulos separados, sem incluir interpretações/comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras. A Discussão deve incluir a apreciação dos autores sobre as limitações do estudo, a comparação dos resultados com os encontrados na bibliografia referenciada, a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e sobre suas principais implicações e uma eventual indicação de diretrizes para novas pesquisas. A Conclusão deve apresentar as principais contribuições do estudo.

No que se refere ao processo de submissão dos artigos originais, os autores devemseguir as seguintes normas e diretrizes:

• A Revista Eletrônica Engenharia de Interesse Social recebe textos em português,inglês ou espanhol.

• Os artigos devem ser preparados de acordo com o modelo que consta no artigo exemplo em anexo

(Modelo 2017)

• Sugerimos que os manuscritos tenham entre 15 ( quinze) e 20 (vinte) páginas, já considerando resumo, figuras, fotos, tabelas, gráficos e bibliografia;

• O texto deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC ou .DOCX (Microsoft Word), ou .RTF(Rich Text Format), e não ultrapassar 2MB.

• O texto deve ser formatado com espaçamento 1,5; usar fonte Times New Roman,tamanho 12 ; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) para destaques de palavras e trechos em idioma estrangeiro; ter figuras e tabelas inseridas no corpo do texto e não em seu final;

• Todos os textos devem apresentar título, resumo e palavras chave em português, e inglês ou espanhol no caso de texto escrito nestes idiomas. Os resumos em qualquer umdos três idiomas não devem ultrapassar o limite de 1200 caracteres considerando os espaços; estes devem apontar qual é o objetivo geral do trabalho e o resultado principal apresentado de forma sintética, e indicar até três palavras chave;

• Todas as obras citadas no texto devem entrar nas Referências bibliográficas, que, por sua vez, não devem conter nenhuma obra que não tenha sido citada no texto;

• As referências bibliográficas usadas deverão aparecer no corpo do texto;

• As citações devem seguir o padrão indicado pela NBR 10520 da Associação Brasileirade Normas Técnicas (ABNT). Para a Revista Eletrônica Engenharia de Interesse Social escolhemos o sistema de chamada "autor-data".Neste sistema, a indicação da fonte é feita;

• Pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até oprimeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s)página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses;

Exemplo:

-No texto: A chamada “pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular.” (LOPES,2000, p. 225).

-Na lista de referências: LOPES, José Reinaldo de Lima. O Direito na História. SãoPaulo: Max Limonad, 2000.

-Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplo 1: “A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).” Exemplo 2: “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).

• No caso de três ou mais autores usar “et al.” após o sobrenome do primeiro autor. Exemplo: (PAULINO et al., 2009).

• No caso de mais de uma obra de um mesmo autor colocar os anos de cada uma delas após o sobrenome do mesmo separadas por vírgula.Exemplo: (ZAOUAL, 2003, 2006, 2008)

• No caso de mais de uma obra, de mais de um autor citar da seguinte forma:Exemplo: Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador”no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW,1991).

• No caso de duas ou mais obras de um determinado autor datadas do mesmo ano usar letras após a data:Exemplo: (LIMA, 2006a, 2006b, 2006c)

• As referências bibliográficas devem seguir a norma NBR 6023 da AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas (ABNT) e serem listadas em ordem alfabética, no finaldo texto, em seção específica. Não usar notas de rodapé, de acordo com os seguintes exemplos:

- Livros

URRY, J. O Olhar do Turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo:Studio Nobel SESC. 1996. WEARING, S.; NEIL, J. Ecoturismo: impactos, potencialidades epossibilidades. São Paulo: Manole, 2001.

- Capítulosde livros

RODRIGUES, A. B. Percalços do planejamento Turístico. In: RODRIGUES, A. B. Turismo eGeografia. São Paulo: Ed. Hucitec, 2001. p. 164194.

- Teses e dissertações

LIMA, R. P. Contribuições para repensar o desenvolvimento humano: conceituação, indicadorese especificidades.Dissertação de M.Sc., COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: Brasil, 2005.

- Artigo em periódicos

BECKER, B. Conferência: Políticas e Planejamento do Turismo no Brasil. Caderno Virtual deTurismo. Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.17,jul. 2001.

- Artigos em Jornais e Revistas não especializados

Com autor: C LEMENTE, I.; NEVES, M.L. Na base da trapaça, Revista Época, pp. 5658,22out. 2007.

Sem autor: CARTA CAPITAL. Fim da era Ford, 18 mai. 2005

- Fontes online

BURSZTYN, I. O mercado do turismo responsável na Itália e oportunidades para o contextobrasileiro. Disponível em:<http://www.ivtrj.net/ivt/indice.aspx?pag=n&d=11586&cat=%C2%A0&ws=0>. Acesso em: 30de março de 2011.

- Leis, decretos, portarias etc.

BRASIL, DecretoLeinº 2.423, 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos da AdministraçãoFederal direta e autárquica e dê outras providências. Diário Oficial, Brasília, v.126, n.66,p.6009, 8 abr., 1988. Seção 1, PT.1.

- Artigos ou teses não-publicados

A Revista aceita a citação de obras não publicadas, a critério do autor, desde que mencionado o fato nas referências.

• O(s) autor(es) que fizer(em) uso de fotos e figuras no seu texto deverá(ão) enviálasem formato .jpg para o endereço revistafaenge2015@gmail.com, tão logo seja comunicado o aceite do seu trabalho.

O não atendimento de, pelo menos, um dos itens acima implicará na exclusão do trabalho do processo avaliação.

Em caso de submissão para publicação de artigo, a avaliação por pares atende as diretrizes de Double Blind Review.

A identificação de autoria de cada texto é removida do arquivo para garantir o critério de sigilo do processo de avaliação por pares cega.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto deve ser original, inédito e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico;
  2. O material deve ser gerado por programas editores de texto em arquivos digitais nos seguintes formatos: .DOC ou .DOCX (Microsoft Word ou OpenOffice) ou .RTF (Rich Text Format);
  3. O texto poderá ter no máximo 4 (quatro) autores;
  4. O texto deve apresentar título, resumo e palavras-chave com até 1200 caracteres com espaços em português e inglês ou espanhol;
  5. Trabalho que apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do texto ou como identificação oculta NÃO será submetido ao processo de avaliação. Para retirar a identificação oculta acesse: Menu Arquivo, Propriedades, aba Resumo e exclua, autores e demais informações que possam identificar os mesmos;
  6. O processo de submissão de texto(s) requer o preenchimento de TODOS os campos do formulário de cadastramento, de TODOS os autores do(s) texto(s) enviados.
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Eletrônica Engenharia de Interesse Social possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer outros meios, requer autorização do Editor.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.