Recuperação de metais a partir de sucatas eletrônicas

Autores

  • Tatiana A. Corcini Engenheira Metalúrgica/Graduanda em Engenharia Ambiental, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade - MG, Brasil.
  • Cecília Silva Monnerat Departamento de Química, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil.
  • Huita Mineiro do Couto Departamento de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i2.2417

Palavras-chave:

Reciclagem, Metais, Eletrônicos.

Resumo

Para a adaptação diária ao mercado e suas exigências, a população demanda grande quantidade de eletrônicos, como celulares, computadores, tabletes e demais dispositivos eletrônicosatuais,queporsuavez,apresentamtempodevidaútilcurto.Essesaparelhos caso sejam descartados de forma incorreta, podem provocar inúmeros problemas, tanto paraasaúdehumana,quantoparaomeioambiente.Sãoresíduosquepossuemmateriais tóxicos e não biodegradáveis que causam contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos. O processo de reciclagem ou recuperação de metais é uma opção de grande importância, pois geram benefícios sociais e econômicos para a sociedade, além de contribuir para o descarte correto desses resíduos. Este trabalho visou o estudo da possibilidade de recuperação de metais através de sucatas eletrônicas, tais como placas de circuito de computadores, usando processos mecânicos e metalúrgicos. Baseado em pesquisas que determinam o estágio atual do lixo eletrônico e focando especificamente em processos de reciclagem e esgotamento de insumos naturais foi feita a coleta de placas de computadores em lojas de informática, e posteriormente foi realizado o desmanche e sequenciada a separação. Em seguida, as placas passaram por processos como a pirometalurgia (incineração), hidrometalurgia (ataque com soluções ácidas) e eletrometalurgia (transferência de íons metálicos usando eletricidade) para recuperar o cobre contido nas mesmas.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Corcini, T. A., Monnerat, C. S., & Couto, H. M. do. (2017). Recuperação de metais a partir de sucatas eletrônicas. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(2). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i2.2417

Edição

Seção

Artigos Originais